Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

25 de junho de 2015 16:24

Artigo – Intercom e a evolução da Comunicação

Natal terá a honra de sediar na próxima semana o XVII Congresso de Ciências da Comunicação das Regiões Nordeste – INTERCOM.

O evento ocorrerá entre 2 e 4 de julho na UnP (Roberto Freire) e contará com intensa atividade acadêmica, incluindo renomados palestrantes, debates e concursos para os melhores trabalhos em diversas categorias da área.

Somente para se ter uma ideia da grandeza de tal evento, serão apresentados mais de 800 trabalhos com a inscrição de mais de 2.400 professores e alunos.

A INTERCOM – sociedade sem fins lucrativos – é seguramente um dos principais referenciais no desenvolvimento acadêmico em Comunicação e promove o evento de maior prestígio dessa área: seu Congresso Nacional.

É indiscutível a relevância desse segmento nos tempos de hoje. Em toda nossa história, a comunicação vem exercendo um papel fundamental e vem influenciando os rumos da humanidade. O jornalismo, por exemplo, foi o principal motor de inúmeros acontecimentos épicos de nossa civilização. Sua relevância nos desdobramentos de casos como “Watergate” e do impeachment do ex-presidente Collor são apenas alguns poucos exemplos do “poder da Comunicação”.

Devemos, entretanto, entender a Comunicação como algo ainda mais amplo. Ela influencia desde nossas relações familiares até mesmo nosso modo de consumo e, claramente, nos auxilia a desenvolver nossa visão do mundo que nos cerca. Porém, também é de suma importância entender a crescente relevância da Comunicação no “3º Milênio”.

No mundo atual ela quebra barreiras geográficas e amplia, através de novas tecnologias, o alcance das ideias e das informações. Também temos uma geração de jovens que absorve conteúdos de maneira cada vez mais diversa daquelas a que estávamos habituados. A internet demonstra um potencial gigantesco de ruptura na forma como iremos nos comunicar, por exemplo.

Por isso, debater e desenvolver o campo da Comunicação é uma missão que devemos abraçar com todas nossas forças. Buscar uma aprendizagem dinâmica e evolutiva em cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Audiovisual, Design Gráfico, entre outros, é vital não somente para as Instituições de Ensino mas também para nossa sociedade como um todo.

O INTERCOM NE é um ótimo momento para essa reflexão. Orgulhamo-nos de poder hospedar tal evento e, com um misto de humildade e confiança, queremos novamente ter um papel preponderante nesse debate: teremos 5 Instituições do RN participando, com quase 40 trabalhos e, assim como em 2014, esperamos trazer excelentes resultados para nosso Estado (em 2014 a UnP foi a primeira colocada em nível Regional e a 2ª colocada em nível Brasil, colocando de vez o RN no mapa dos melhores centros para a formação de profissionais na área de Comunicação).