Acessibilidade
23 de Abril de 2015 15:11

Artigo – Mestrado além da academia

Como Coordenador dos Programas de Mestrado da UnP frequentemente sou questionado sobre se vale a pena fazer um mestrado. Respondo que “mestrado é o melhor investimento que alguém pode fazer para valorizar sua carreira profissional”. Não há como comparar com outros cursos ou capacitações, o investimento é tão bom que eu recomendo a meus alunos que vendam seu carro e usem o dinheiro para pagar o mestrado, pois em pouco tempo o retorno lhes permitirá voltar a adquirir um carro muito melhor.

Para aqueles que trabalham em cargos públicos o retorno é imediato já que seus salários serão reajustados para o novo grau acadêmico que possuírem. Além dessa vantagem financeira, o profissional com diploma de mestrado está automaticamente habilitado para lecionar em qualquer Instituição de Ensino Superior, pública ou particular. Geralmente me perguntam se quem faz o mestrado profissional também pode dar aula e entrar num doutorado, e a resposta é um enfático “sim”. Dessa resposta vem a seguir a tradicional questão sobre qual seria a diferença entre os dois.

Em linhas gerais, a resposta é simples já que o mestrado profissional está mais voltado para pesquisas que resultem em aplicações práticas enquanto que o acadêmico tem um foco mais estrito, voltado para pesquisas relacionadas a testes de modelos teóricos e reflexões aprofundadas sobre a teoria. Mas, independentemente de qual tipo se faça, costuma-se dizer que um mestrado muda a pessoa, ou seja, o profissional que termina um curso de mestrado passa a ter uma visão mais ampla dos problemas que envolvem as questões do dia a dia pois o capacita a refletir sobre novas e criativas maneiras de solucionar os mais diversos problemas que enfrenta em seu cotidiano.

O MEC (Ministério da Educação) tem estimulado a criação de mestrados profissionais já que esse tipo de mestrado está mais próximo das necessidades das empresas, instituições e do mercado. Antes de atuar no Mestrado Profissional em Administração da UnP tive a oportunidade de adquirir experiência no Mestrado Acadêmico em Administração de uma instituição do Ceará. Com essa experiência pude criar o Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho, e o Mestrado Acadêmico em Administração, ambos na Universidade Potiguar, a qual conta também com os Mestrados Profissionais em Biotecnologia e em Petróleo e Gás. Enfim, o mestrado é mesmo para quem pensa em dar um grande salto em sua carreira. Mas não pense que é fácil, quem termina diz que foi o sofrimento que mais lhe deu prazer na vida!