Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

14 de Maio de 2015 13:52

Artigo – Orientação profissional: uma luz para o futuro

Quando os jovens entram no 3º ano do Ensino Médio, além da preocupação em obter bons resultados nas provas semestrais e a preparação para o ENEM, vem a responsabilidade de escolher uma profissão. Esta não é uma experiência vivida somente no Brasil, no Chile os jovens passam pelas mesmas ansiedades. Durante meus anos de trabalho com estudantes na AIEP, instituição da Laureate no Chile, pude observar que essa fase da vida do jovem é de muitas emoções, independente do país em que vive.

Desde criança a pergunta “O que você será quando crescer?” está presente no nosso dia a dia, mas o maior peso dela chega na conclusão do Ensino Médio, quando o jovem precisa se tornar “adulto” e finalmente tomar essa grande decisão.

Diante disso, achar uma profissão que combine com o jeito de ser de cada um não é uma tarefa fácil, pois desde pequenos somos influenciados pelos nossos familiares, que desejam que sejamos aquele profissional que eles tanto sonharam ser e não conseguiram ou, até mesmo, seguir a profissão que eles escolheram. Acredito que isso acontece porque eles desejam o melhor para seus filhos, netos e sobrinhos. A televisão e internet sempre estão nos dizendo sobre qual profissão é mais valorizada, qual área é menos estressante, qual a carreira do futuro. Para esses jovens, fazer suas escolhas baseadas somente nessas influências traz o grande risco de acabar não se tornando um bom profissional ou ser uma pessoa frustrada por não fazer aquilo que gosta.

Para escolher uma carreira que combine com seu jeito de ser é essencial que o jovem faça um levantamento das profissões que mais se parecem com sua personalidade e passe a pesquisar sobre elas, converse com profissionais da área e, se possível, também experimente atividades que essas profissões realizam na sua rotina, o que permitirá uma análise dos prós e contras de cada uma. Um especialista que pode ajudar o jovem nesse momento é o coordenador pedagógico da escola em que ele estuda. Geralmente a escola possui algumas atividades que auxiliam no despertar desse aluno para a necessidade de buscar informações que ajudem nessa decisão importante. Pensando em facilitar esse processo, a Universidade Potiguar disponibiliza o Programa Orienta, que atua em parceria com a escola permitindo que os estudantes tenham acesso a profissionais de diversas áreas, conhecendo as profissões de forma prática e teórica, além de também levar notícias sobre carreiras e temas que estão sempre presentes nessa fase tão importante da sua vida. Todas essas ajudas serão válidas se o jovem seguir seu coração e presar por sua felicidade no futuro.