Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

7 de Maio de 2015 14:53

Artigo – Pós-Graduação e suas diferentes formas

Como abordado na coluna anterior, denominam-se pós-graduação os cursos que visam a proporcionar ao estudante portador de diploma universitário o aprofundamento do saber, permitindo alcançar atualização e aperfeiçoamento profissional, bem como elevado grau de competência científica ou técnico-profissional.

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC), reconhece dois tipos de pós-graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu.

A primeira delas, a pós-graduação Lato Sensu, somente pode ser ofertada por Instituições de Ensino Superior (IES) devidamente credenciadas junto ao MEC e atendem ao disposto nas resoluções CNE/CES nº 1 e 7 que exigem, dentre outras coisas, uma carga horária mínima de 360h de curso, 50% do corpo docente composto por mestres e/ou doutores, 75% de presença obrigatória em aulas, aprovação em todas as disciplinas e a entrega de um trabalho de conclusão de curso.

Os cursos da modalidade Lato Sensu podem ser divididos entre as especializações tradicionais, cuja oferta se dá em qualquer área do conhecimento, e os MBAs, que são especializações voltadas a gestores empresariais. Ambas as modalidades têm duração média de 18 a 24 meses, salvo quando existe regulamentação dos conselhos das categorias e que exige uma carga horária maior, tais como as especializações em Odontologia, Psicopedagogia, Engenharia de Segurança do Trabalho, Medicina e outras. Estes cursos também são ofertados de forma semipresencial, onde os alunos cursam 50% da carga horária presencial e o restante a distância, ou na forma EaD (Educação a Distância) onde todo o curso é realizado através de plataformas de ensino virtuais.

Os cursos na modalidade Stricto Sensu são os chamados Mestrados, Doutorados e Pós-Doutorados e têm como característica principal o foco em pesquisa, podendo ser acadêmicos ou profissionais. Esses possuem regras mais rígidas e só podem ser ofertados após aprovação do MEC e necessitam de reavaliação a cada três anos. Os cursos de Mestrado possuem duração média de dois anos e os de Doutorado e Pós-Doutorado duram em média quatro anos. Os programas Stricto Sensu formam, em sua maioria, profissionais que desejam seguir carreira acadêmica, seja como docente ou como pesquisador.

A Universidade Potiguar possui mais 70 cursos de Pós-Graduação em oferta nas mais diversas áreas, dentre eles cinco programas de Mestrado, sendo dois em Administração, um em Psicologia Organizacional, um em Engenharia de Petróleo e Gás, e um em Biotecnologia. Os cursos são ofertados em Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos.