Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

21 de Maio de 2015 15:59

Artigo – Responsabilidade Social transforma realidades dentro e fora da Universidade

Compromisso social tem sido destaque em empresas e instituições dos mais diversos ramos de mercado. Estar comprometido com a sociedade em que atua, aproximando-a dos negócios da empresa e proporcionando troca de experiências e conhecimentos resulta em um desenvolvimento mútuo que impulsiona as empresas a realizarem projetos, ações e outras formas de interação entre comunidade e ambiente corporativo.

As Instituições de Ensino Superior, por exemplo, trazem em sua essência a capacidade de transformar as comunidades em que atuam, contribuindo para o bem-estar social ao formarem profissionais capacitados para o mercado. Esses profissionais, muito além de dominarem com excelência as técnicas e práticas de sua profissão, têm uma formação ética e humanitária, sempre capazes de identificar as principais necessidades da comunidade em que estão inseridos e oferecerem soluções e ideias inovadoras para os problemas de sua região.

Dessa forma, as universidades estão cada vez mais preocupadas em proporcionar oportunidades de vivência em que os alunos possam entrar em contato com os desafios reais do cotidiano ainda durante o curso. É aqui que ensino, pesquisa e extensão devem ser pilares igualmente sólidos: o estudante entra em contato com a teoria e a transforma em conhecimento através de medidas inovadoras e aplicáveis na prática.

Uma das formas mais eficazes de estreitar laços com a comunidade é o estímulo e a realização de ações de voluntariado. Nesses eventos, a troca de conhecimentos e experiências entre professores, alunos e a comunidade local é enriquecedora para todas as partes. Enquanto a comunidade tem acesso a serviços e atendimentos de qualidade, os alunos ganham a oportunidade de atuarem em situações reais, desenvolvendo seu lado profissional e ético.

Localmente, podemos citar o Dia Nacional de Ação Voluntária da Fundação Bradesco e a Ação Global, promovida pelo Sesi em parceria com a Rede Globo, ambos desenvolvidos neste mês, como ações de extrema importância para a formação dos nossos alunos, ao colocá-los em contato direto com comunidades que enfrentam diariamente a carência de serviços de saúde e cidadania. Além desses, temos também o Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior, quando abrimos as portas da Universidade Potiguar à comunidade local. O resultado: profissionais melhor preparados para reconhecer problemas e apontar soluções em sua comunidade. São experiências transformadoras em que todos ganham.