Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

16 de julho de 2015 19:00

Artigo – Stricto Sensu e o avanço da titulação acadêmica e profissional no Brasil

A formação superior sempre ocupou um lugar de grande importância na formação profissional. Desde os tempos antigos, um bom curso superior representa uma educação mais direcionada e uma formação completa no que se refere a carreira acadêmica ou de mercado.

Naturalmente, em paralelo ao crescimento do número de pessoas graduadas, surgiu a necessidade por profissionais e acadêmicos ainda mais qualificados. O que alavancou a busca por cursos de especialização, MBAs, mestrados e doutorados.

Nesse cenário constatamos, sem dificuldades, que o país cresceu na oferta de bons programas de pós-graduação. Porém, recentemente fomos surpreendidos com a decisão de corte no investimento público nesses programas, com uma diminuição de aproximadamente 75% dos recursos destinados a esse fim.

Vimos na imprensa uma movimentação em torno desse tema, com notícias sobre o fechamento de cursos e programas, e o encerramento de pesquisas em consequência do corte.

A tendência natural é uma retração no segmento, ocasionando uma busca por alternativas que possam acolher esses pesquisadores e profissionais que procuram uma formação mais especializada através de uma formação Stricto Sensu.

Diante disso, uma questão vem à tona: onde buscar essa formação?

Na contramão de todo esse cenário, as Instituições de Ensino Superior privadas aparecem se destacando na oferta de Programas de Pós-Graduação bem-conceituados e alinhados com as expectativas da academia e do mercado sem necessariamente depender de recursos governamentais.

Mestrados e doutorados em IES privadas têm, cada vez mais, conquistado espaço entre aqueles que querem adquirir um nível de conhecimento mais elevado, e assim conquistarem destaque.

Os mestrados profissionais, por exemplo, têm linhas de pesquisa mais alinhadas com as necessidades do mercado. Já os mestrados acadêmicos continuam sendo uma forma de aprofundar conhecimentos e agregar valor ao profissional, seja ele do meio educacional ou não.

Na UnP o programa de pós-graduação tem ganhado força dia após dia. Hoje contamos com cinco mestrados: Mestrado Acadêmico em Administração e Mestrados Profissionais em Administração, Biotecnologia, Engenharia de Petróleo e Gás e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Somos a única instituição privada do RN a ter aval do MEC para a oferta de Stricto Sensu e nos dedicamos a incrementar ainda mais esse portfólio. Em breve submeteremos mais quatro outros projetos para aprovação e já aguardamos com entusiasmo o resultado. Com isso, avançamos rumo ao desenvolvimento intelectual do estado e do país.