Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

14 de Janeiro de 2016 19:27

Artigo – Um novo olhar sobre as mulheres e o destaque delas no mundo corporativo

 

Ao longo dos anos temos visto o crescimento das mulheres no mundo dos negócios. Elas ocupam cargos de gestão antes inimagináveis aos olhos das grandes corporações.

Notadamente as grandes empresas têm tido um olhar especial na contratação dessas profissionais, que vêm mostrando fortes aspirações de crescimento na carreira e buscando sempre a excelência no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

No mundo corporativo esse equilíbrio vale ouro, porque pesquisas globais mostram que essa é uma das significantes preocupações dos colaboradores.

O interessante é que as mulheres possuem a capacidade de conciliar essa balança de maneira produtiva e possuem uma relevante capacidade de inovação, favorecendo o fator estratégico para a sustentabilidade do negócio.

A liderança das mulheres em cargos de destaque nas empresas tem mostrado um estilo de gestão com alta performance em alcançar resultados, em que essas profissionais conseguem, facilmente, “pensar fora da caixa” e trazer alternativas para novos produtos e soluções de problemas.

Conseguem, com maior facilidade assumir riscos, quebrar paradigmas promover o engajamento e construir uma relação de confiança entre pessoas e resultados.

A que se deve esse vertiginoso desenvolvimento profissional? Certamente essa pergunta pode ter uma resposta bastante simplista: acesso à educação. Sim, educação muda realidades, apresentando horizontes a serem explorados e possibilitando se chegar mais longe.

O acesso à educação é um dos fatores que impulsionam o crescimento das mulheres na  carreira profissional e a presença delas no Ensino Superior tem sido expressivo.

Em 2014, dados do MEC mostram que entre os 10 maiores cursos de graduação, 55,5% dos matriculados nas instituições são mulheres, e 59,2% dos alunos concluintes são do sexo feminino.

Isso mostra que as mulheres estão buscando cada vez mais concluir uma graduação e, com isso, melhorar sua performance dentro do âmbito profissional.

A história mostra exemplos de grandes mulheres na política, na educação e em grandes empresas, como a referência mundial Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e Mary Barra como primeira mulher a assumir a presidência executiva da General Motors. Esses são apenas alguns exemplos que nos ajudam a ter ideia da dimensão desse desenvolvimento da atuação feminina em todo o mundo.

Sabemos que nós, mulheres, temos um longo caminho pela frente, mas que 2016 seja um ano de oportunidades para todas nós, e que possamos aproveitar todas, sendo agentes de transformação local, regional ou global.

Não há limites para quem tem compromisso com a excelência e busca sempre fazer o melhor.