Acessibilidade
29 de Fevereiro de 2012 15:57

Aula inaugural da Pós-Graduação em Gastronomia Hospitalar será amanhã

A aula inaugural da Pós Graduação em Gastronomia Hospitalar será neste sábado, dia 03 de março, às 10h no Espaço de Eventos da Unidade Roberto Freire. O evento contará com palestra do Chef Renato Caleffi, falando sobre Gastronomia Orgânica e Funcional. Na ocaisão, o chef também estará lançando o seu livro “Escolhas e Impactos – Gastronomia Funcional”. O lançamento oficial da obra ocorreu em São Paulo-SP, se estendeu a Vitória – ES, e agora, vem a Natal.

Saiba mais sobre o Chef Renato Caleffi

Chef executivo e sócio do restaurante Le Manjue Bistrô, localizado na Vila Nova Conceição-SP: único restaurante orgânico certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD) na capital;

Bacharel em Direito, Chef pela Universidade Anhembi Morumbi, na primeira turma. Pioneiro no estudo e na aplicação da gastronomia orgânica e funcional, desenvolvendo a hospitalidade como um todo, o sistema agroalimentar orgânico e a agricultura familiar.

Aperfeiçoou seus conhecimentos no Havaí, na Argentina, no Canadá e por todo o Brasil. Foi o primeiro chef brasileiro a trabalhar no restaurante Martín Berasategui, categoria três estrelas Michelin, em San Sebastián (Espanha).

Comandou cozinhas de restaurantes em San Francisco, nos Estados Unidos e de restaurantes na capital paulista, tornando-se especialista em gastronomia funcional orgânica. É membro da Comissão Técnica da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc) e da comissão executiva e técnica do projeto “Restaurante Escola – Aprendiz de garçom” da ONG Ação Comunitária.

É ainda Diretor de Gastronomia da Associação Brasileira de Fomento à Banana Verde (AFBV), consultor e colunista de gastronomia do Portal Orgânico. Atuou como professor de um projeto numa ONG de profissionalização de jovens carentes para cozinheiros e hoje atua como membro de outra ONG para jovens se tornarem garçons.

Também treinou mil merendeiras (manipuladores de alimentos) de escolas da Prefeitura de SP e aperfeiçoou o receituário no quesito saudabilidade e melhoria das receitas, implantando cozinha orgânica para algumas cozinhas industriais, inclusive.

Tem dois livros: Tudo sobre Panelas, juntamente com Dra. Kesia Quintaes; e o Escolhas e Impactos, coma  Dra Gisela Saviole; Foi lançado este mês a terceira edição do livro De Heloisa de Freitas Valle, sobre banana verde, com algumas receitas suas; e no primeiro semestre de 2012 será lançado um livro de Tratado de Nutrição Funcional Esportiva com receitas de sua autoria analisadas pela Dra Joana D’arc Pereira Mura.

Neste ano também lançará um livro com Dra. Gisela Saviole sobre gastronomia sustentável com enfoque funcional.