Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

8 de Fevereiro de 2019 15:31

Barragem de Brumadinho é tema de debate entre alunos e professores

A palestra contou com a participação de alunos dos cursos de Direito e de Engenharias da Universidade

Por meio de uma ação multidisciplinar, alunos e professores dos cursos de Direito e Engenharia Civil participaram no dia 5 de fevereiro de uma sabatina sobre o tema: A situação de segurança de barragens e a atuação dos órgãos fiscalizadores e empreendedores federais e estaduais. A palestra abordou o acidente com a barragem de Brumadinho em Minas Gerais e apontou alguns pontos críticos de represas no estado do Rio Grande do Norte.

A ação foi desenvolvida pela Escola do Direito e aconteceu na Unidade Roberto Freire. O debate contou com a mediação do prof. Arthur Cavalcanti, que coordenou a assessoria jurídica do Instituto de Gestão das Águas do RN entre 2015 e 2018, e com a participação dos professores de Direito Emanuela Miranda Rocha e Rodrigo Cavalcanti e dos docentes da área das Engenharias Lucy Mendonça e Giovanni Maciel.

Participou também o Diretor-Presidente do IGARN à época da regulamentação da lei de Segurança de Barragens em âmbito estadual, Josivan Cardoso Moreno. A docente de Engenharia, Lucy Mendonça, reforça a importância da discussão deste assunto no campo universitários. “O aluno tem oportunidade de se atualizar, discutir como trabalhar com situações problemáticas da vida real, analisar problemas, trabalhar com conflitos, responsabilidade e consequências”.

“Ações como essa trazem para o nosso aluno uma visão além da teoria. Ao invés de observamos apenas como a lei se comporta, podemos aplica-la de maneira prática identificando os órgãos que devem se integrar à investigação e apontar os responsáveis pelo acidente, tanto no quesito de vítimas como nas questões ambientais”, ressalta o professor de Direito Rodrigo Cavalcanti.