Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

30 de Março de 2015 18:19

Bernardinho é prestigiado por Reitores da Rede Laureate durante palestra em Natal

Esporte e Responsabilidade Social andam lado a lado e um exemplo disso é o Instituto Compartilhar, projeto social idealizado por Bernardo Rocha de Rezende – o Bernardinho, Técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei. Ele esteve em Natal, no dia 30 de março, para uma palestra na Unidade Roberto Freire, e contou sobre a importância das atividades esportivas para o desenvolvimento da sociedade.

Para um público formado por Reitores de toda a Rede Laureate no Brasil – que participavam de evento em Natal, calouros de Educação Física, além de alunos e professores do Instituto Compartilhar, Bernardinho falou sobre superação de desafios, a importância da obstinação e da disciplina para realizações pessoais e profissionais. Seu objetivo central foi contar sua experiência pessoal, vivida nas quadras e em seus projetos sociais, e mostrar o quanto esses valores têm importância para a concretização de sonhos e metas.

Durante sua rápida passagem pela Universidade Potiguar, o Técnico ainda comentou sobre o mercado profissional para os Educadores Físicos. Para Bernardinho, em função dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil passou a dar maior atenção aos esportes e isso vem atraindo muita gente para trabalhar na área. Mas ainda é importante buscar a consolidação dessa valorização.

“Eu gostaria que o crescimento do esporte fosse sustentável. Que os Jogos Olímpicos deixassem um legado efetivo e inspirador, que disseminassem a prática esportiva de forma mais consistente, e isso leve o Brasil a desenvolver um modelo esportivo, um fomento para atletas e para quem deseja trabalhar com o esporte. Atualmente tudo é ligado aos clubes, mas precisamos de políticas públicas. É uma profissão importante para levar a consciência da atividade física na vida das pessoas.” Destacou o Técnico.

Ainda durante a palestra, Bernadinho enalteceu os profissionais e empresas envolvidas com o Instituto Compartilhar. O Projeto é nacional, e em Natal atende 200 crianças de escolas públicas, há cinco anos, através de parceria com o Colégio Cei Romualdo, Vôlei Club Natal, Prefeitura Municipal do Natal e a Universidade Potiguar. O objetivo da entidade é socializar crianças por meio do esporte, ensinando valores como a disciplina, a liderança e a responsabilidade social.

Aos jornalistas presentes, antes de sua apresentação, Bernardinho contou um pouco sobre sua experiência com projetos sociais. “Já estou envolvido em projetos sociais há 18 anos, e vejo que crianças de comunidades carentes se sentem à margem da sociedade. Quando incluímos ela em uma atividade esportiva ela se sente acolhida, parte de algo. Isso trabalha a autoestima da criança, a socialização junto aos outros jovens, e principalmente a disciplina, que vai ajudar a desenvolver outros aspectos da vida dele.”

Sobre o Instituto sediado em Natal, ele afirma estar satisfeito com o trabalho desenvolvido e deseja incorporar ao Projeto outros serviços que possam contribuir na educação das crianças atendidas. Para isso, Bernardinho revela que planeja voltar a Natal no segundo semestre, dessa vez para realizar uma palestra para empresários e profissionais das áreas de educação e esportes. O objetivo da palestra, ainda sem data confirmada, é angariar fundos para o Instituto Compartilhar, bem como buscar novas parcerias.