Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

11 de outubro de 2012 15:19

Bernardinho renova parceria do Compartilhar com a UnP

O Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, esteve ontem, 10/10, na UnP da Roberto Freire para renovar o contrato de patrocínio entre o Instituto Compartilhar e a Universidade Potiguar pelo terceiro ano consecutivo. O Técnico participou, na companhia da Reitora da UnP Professora Sâmela Gomes, e do representante do Compartilhar em Natal, Professor Breno Cabral, de uma conversa abordando vários temas do esporte e sociedade.

O evento contou com um público de jovens do Compartilhar e de escolas de Ensino Médio parceiras. Após a apresentação de um vídeo sobre o projeto, o Técnico falou sobre o processo que leva uma pessoa ao sucesso, abordando temas como Liderança, Determinação e Responsabilidade Social. Para ele, o projeto Compartilhar tem sua relevância ligada à essência de que o esporte é um espaço democrático e de socialização. “O esporte é um espaço democrático onde você compartilha”, disse, referindo-se às oportunidades que o jovem tem de socializar e se destacar pelo seu esforço,  diminuindo assim as diferenças sociais e de crenças.

O incentivo para que os jovens encontrem alguma atividade que os motivem na vida também foi um ponto destacado.  De acordo com o Técnico, “o jovem deve ter foco e paixão” e buscar os seus sonhos e não viver os sonhos dos pais. Bernardinho falou ainda da satisfação que teria ao saber que o jovem atendido pelo Compartilhar obteve sucesso na vida, independentemente do esporte ou área escolhida. “A criança que se forma numa universidade é, para mim, como se fosse uma medalha olímpica”, disse.

Bernardinho falou também sobre o crescimento do setor privado como conseqüência do decréscimo da qualidade das instituições públicas e elogiou as estruturas das Universidades privadas e a iniciativa delas em facilitar o acesso às classes menos favorecidas. “O acesso à universidade está maior e é essencial para o jovem. O futuro deles depende disso”, ressaltou. Ele agradeceu a Reitora Sâmela, a UnP e a família Cabral pela parceria e por acreditar nos valores do Instituto. “Eles acreditam no que eu acredito, então estamos juntos e vamos nos aprimorar. É uma grande satisfação esse retorno”.

Sobre o Instituto Compartilhar

O Instituto Compartilhar foi idealizado por seu diretor presidente Bernardo Rocha de Rezende – o técnico Bernardinho – que buscava uma maneira de retribuir o sucesso que o esporte lhe proporcionou. Na sua visão, embora longe de ser um “mundo” perfeito, o esporte apresenta exemplos positivos para a sociedade, e é cada dia mais percebido como um elemento fundamental no processo educacional e de inclusão social pela sua capacidade de motivar e inspirar positivamente o desenvolvimento humano.

Foi com esta perspectiva que em 2003 foi criado o Instituto Compartilhar, inspirado no sucesso do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, iniciativa pioneira, desde 1997, que unia a experiência de Bernardinho no esporte.

Com sua sede administrativa em Curitiba/PR, coordena o Programa Socioesportivo composto por quatro projetos que atendem a 3,5 mil crianças e adolescentes em cinco estados do País (PR, SP, RJ, RS e RN). Complementando as ações esportivas, o Compartilhar inovou e ampliou sua abrangência, criando um Programa Educacional que conta com projetos que trazem à tona temas relacionados à qualidade de vida e disseminação de conhecimento.

Em Natal, o Instituto Compartilhar atende 200 crianças de escolas públicas, em parceria com a Prefeitura e o Colégio Cei.

 

Clique aqui para ver as fotos do evento