Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

12 de Março de 2012 17:02

Bibliotecas da UnP introduziu novo sistema de multas cumulativas

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UnP introduz em suas unidades o novo Sistema de Multas Cumulativas, que oferece aos estudantes maior facilidade e agilidade ao utilizarem o acervo da Universidade. A inovação possibilita fazer empréstimos e renovações, mesmo com multas em atraso. Dessa forma não ocorre o bloqueio do cadastro devido a pequenas dívidas.

O usuário poderá acumular multas até o valor de R$ 20,00, (correspondente a 40 dias) e, somente após atingir esse limite, haverá bloqueio para empréstimos e renovações. Isso não irá interferir na oferta de acervo para os outros alunos, pois a reserva continuará a existir, ou seja, se um discente tem interesse em um livro e ele estiver emprestado, ao fazer reserva, o outro aluno não poderá renovar, sendo obrigado a realizar a devolução.

Está é mais uma das facilidades tecnológicas que o SIB implantou este ano, colocando as bibliotecas da UnP entre as mais avançadas do país. “No estado somos os primeiros a implantar algumas destas soluções inovadoras. Em relação a multas cumulativas temos uma experiência na Bahia, com uma biblioteca da rede Laureate, que tem essa facilidade, porém com o valor de acúmulo de multa menor do que o implantado aqui”, explicou a Gerente Geral do SIB, Ana Virginia Leite.

Com mais de 12 anos de existência, o SIB evoluiu bastante desde a sua origem, saindo de um ambiente onde todas as operações eram manuaais para um sistema que esta sendo levado para outras Instituições do Grupo Laureate. A UnP é hoje uma das poucas instituições privadas que possui um Setor de Pesquisa Virtual  que agrega bases de dados importantes (incluindo periódicos capes) e uma equipe  que, além de apresentações e treinamentos, realiza pesquisas em publicações de renome mundial. As bibliotecas da Universidade Potiguar possuem em Natal e Mossoró 34.996 títulos, tendo realizado em 2011 mais de 1 milhão e 500 empréstimos.