Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

23 de setembro de 2019 17:16

Blitzen de prevenção ao suicídio orientam alunos no Campus Natal

Ações alertam para prevenção do suicídio e valorização da vida no Setembro Amarelo

Dando prosseguimento às ações alusivas à Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, alunos do curso de Psicologia realizarão blitzen informativas em todas as Unidades, na última semana de setembro, com o objetivo de promover uma breve reflexão sobre a saúde emocional, através da pergunta, que é tema da Campanha: “Você já pensou em você hoje?”.

Na ocasião das blitzen, serão entregues panfletos informativos com alguns mitos e verdades sobre saúde emocional, bem como telefones uteis para contato em caso de apoio psicológico. O evento ocorre em parceria com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e o Projeto de Extensão ProlVida.

Números
De acordo com a Coordenadora do ProlVida, Profa. Ana Izabel, as ações sobre saúde mental precisam fazer parte de todo o ano, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, e essa é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Os sintomas nem sempre são visíveis, muitas vezes são silenciosos, mas há alguns sinais para os quais podemos prestar atenção. Precisamos estar alertas para frases como “não vale a pena”, “estou muito cansado da vida”, “talvez fosse melhor se eu não estivesse aqui”. Ou ainda comportamentos que fogem do considerado normal para a vida daquela pessoa específica, como isolamento social, mudanças na alimentação, sono, agressividade, desinteresse.

Precisamos olhar com cuidado para aqueles que nos rodeiam e para nós mesmos. É preciso ofertar espaços de acolhimento e escuta para aqueles que precisam, ter esse olhar, essa percepção de que alguém não está bem, se aproximar, perguntar como ela está e realmente ouvir.