Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

2 de dezembro de 2019 15:22

Brinquedos produzidos por alunos de Arquitetura e Urbanismo e Psicologia serão doados

Projeto BrincArq ensinou alunos sobre o ato de brincar e estimulou criatividade para a produção de jogos com material reciclado

Um grupo de 11 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Psicologia fará uma doação de brinquedos construídos por eles mesmos a um lar de apoio a crianças em Natal. Todos os objetos foram construídos a partir de materiais reciclados dentro do projeto de extensão BrincArq.

A entrega do material acontecerá no dia 17 de dezembro, a partir das 9h, na Casa da Piedade Tia Deusa, no conjunto Pirangi. Além disso, os estudantes produziram outros jogos que serão doados para a sala lúdica do Serviço Integrado de Psicologia da UnP.

Ato de Brincar

O projeto teve início ainda no primeiro semestre de 2019 e faz parte das iniciativas do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora). Primeiramente, os estudantes aprenderam um pouco sobre o “ato de brincar” e sua importância para o desenvolvimento infantil.

“O ato de brincar tem como justificativa a aproximação das pessoas e a interação entre dois indivíduos. Dessa forma, um mundo de descobertas se abre para que a criança descubra o que está ao seu redor”, explica a Coordenadora do BrincArt, Profa. Andressa Mello.

De acordo com ela, que é docente de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, o projeto serve não só para aproximação dos universitários à perspectiva da brincadeira. Mas também enquanto aproximação dos alunos à sociedade na busca de experiências.

Criatividade

“Esse projeto também incentiva o discente a produzir os brinquedos estimulando a sua criatividade. Com isso, ele lida com materiais reciclados, de diferentes texturas, cores, combinações e resistência. Assim, pensam também na segurança do brinquedo para a criança”, afirma.

Por fim, os alunos criaram 14 brinquedos diferentes. Entre eles, estão um boliche de garrafas, jogo da memória, labirinto da paciência e dominó de números. Alguns estão com produção em andamento e outros já foram finalizados como a caixa de palavras e o tabuleiro de texturas.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.