Acessibilidade
9 de junho de 2017 15:13

Campus Mossoró comemora recorde de público e atividades do X Congresso Científico e Mostra de Extensão

A Universidade Potiguar comemora o sucesso do X Congresso Científico de Mossoró e Mostra de Extensão. Em ano de comemoração dos 15 anos do Campus, a edição teve números recordes de público. Mais de 4 mil participantes estiveram envolvidos nas mais de 237 atividades científicas, entre elas: minicursos, oficinas, palestras, mostras de extensão, concursos, estandes, além de apresentações culturais. Mais de 600 trabalhos foram apresentados por alunos das Escolas do Direito, Saúde, Engenharias e TI, Gestão e Negócios e da Educação, e demais pesquisadores externos, que movimentaram os três dias de evento.

A Conferência Magna de abertura, ministrada pelo Pesquisador e Escritor Clóvis de Barros Filho atraiu mais de 2 mil espectadores. O tema abordado, destacando os desafios cotidianos que tanto interferem em nossa vivência em sociedade, empolgou os ouvintes que participaram do encontro no espaço de eventos do Garbos Recepções, no dia 6 de junho.

A Diretora Acadêmica do Campus Mossoró, Catarina Pinheiro, falou da alegria de ver o sucesso do Congresso em ano de comemoração. “Tivemos a satisfação de termos a 10ª deste evento de tamanha magnitude, que só vem crescendo ano a ano. Comemoramos 15 anos de implantação do nosso Campus e o sucesso de público do evento, com mais de 4 mil pessoas circulando dentro da nossa Instituição e participando de nossas atividades acadêmicas. Essa dupla comemoração nos deixam extremamente felizes, sabendo que estamos realmente atingidos o objetivo da Instituição, que é melhorar a vida das pessoas através do conhecimento”, comemorou a Diretora Acadêmica.

Destaque das Escolas

A Escola do Direito, dentre as mais de 40 atividades, realizou a palestra com o Presidente do Tribunal de Justiça do RN, o desembargador Expedito Ferreira de Souza. Outro destaque foi o Concurso de Sustentação Oral, que premiou os alunos pela atuação em suas defesas, diante de um tribunal simulado. Balcão de Dúvidas de Direito do Consumidor e Direito do Trabalho foram proporcionados para os visitantes do Congresso.  O Promotor de Justiça MP/RN, Carlos Henrique Harper, abordou em palestra o Papel do Ministério Público na Fiscalização da atuação do Poder Público Minicurso.

A Escola da Saúde promoveu mais de 100 atividades científicas. Professores e convidados realizaram diversas treinamentos, capacitações e atualizações na área, abrangendo todas os cursos da Escola.

 

Um dos destaques da Escola de Engenharias e TI foi o novo curso do Campus, Design em Moda. Foi montada uma exposição com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o semestre. Outras mostras e palestras, além de minicursos somaram mais 53 atividades desenvolvidas abrangendo os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Petróleo e Gás, Design de Interiores e as Engenharias de Produção, Civil, Mecânica e Elétrica.

Foram 37 ações que movimentaram a Escola de Gestão e Negócios. Novidades no ramo empresarial e temas como gestão de carreiras estiveram no alvo da discussão nos encontros. O programa de extensão Pré-Consultores realizou exposição sobre os frutos alcançados com a parceria com o Sebrae. Houve também na praça de eventos o Balcão de Dúvidas Trabalhistas.