Acessibilidade
22 de setembro de 2017 17:43

Campus Mossoró ganha novos Anjos da Enfermagem

Primeira Cerimônia de Passagem do Nariz foi realizada no dia 21 de outubro com o encerramento das atividades do primeiro grupo de alunos voluntários

O núcleo potiguar do projeto Anjos da Enfermagem, iniciativa do Conselho Federal da Profissão (Cofen) em parceria com a UnP, realizou no Campus Mossoró a sua 1ª Cerimônia de “Passagem do Nariz”. O evento, realizado no dia 21 de outubro, foi pioneiro no Brasil marcando o encerramento das atividades do primeiro grupo de alunos voluntários – que foram selecionados em 2016 – e o início de uma nova turma, escolhida em 2017.

A cerimônia foi idealizada pelo coordenador municipal do Núcleo, Prof. Arthur Dyego Torres, e a coordenadora estadual, enfermeira Karla Kandisse Freire. Ambos conduziram a cerimônia entre depoimentos dos pais de pacientes, funcionários do Centro de Oncologia (instituição parceira onde ocorrem as atividades duas vezes por semana) e pacientes. Durante a cerimônia, a turma que concluiu seus trabalhos retirou maquiagens, adereços e jalecos passando-os para os novos integrantes.

O ritual de entrega do nariz de palhaço – símbolo dos Anjos – representa para o grupo de novos componentes o compromisso com a continuidade do projeto de forma responsável, ética, afetuosa, criativa e alegre. O novo grupo deve, além de cumprir as metas estabelecidas para todos os núcleos do Brasil pelo Cofen, criar metas locais, investir em pesquisa na área da brinquedoterapia e realizar publicações. Isso significa que os novos voluntários, irão assumir atribuições e desafios ainda maiores.

A equipe de 2016 conquistou o Prêmio Nacional Asas de Ouro por ter apresentado o melhor desempenho entre os 16 núcleos existentes no Brasil. Para marcar a passagem da primeira turma, os Anjos 2016 deixam uma placa de encerramento no Campus Mossoró.