Acessibilidade
8 de novembro de 2016 11:08

Campus Mossoró sedia até 11/11 a 14 ª edição do OSCE WEEK da Enfermagem

Durante toda a semana os alunos de Enfermagem do Campus Mossoró participam na OSCE Week, a Avaliação Clínica Estruturada em Objetivos. Até o dia 11 de novembro, os discentes da 3ª até a 10ª séries participam do exame que verifica o nível de aprendizagem prática e teórica dos alunos a partir de disciplinas específicas.

Chegando na 14ª edição, o OSCE é organizado em Estações de Aprendizado onde os alunos vivenciam cenários referentes as disciplinas daquela série e algumas de séries anteriores. “Nesse semestre, foram desenhadas 168 estações com suas respectivas rubricas avaliativas. Contamos com cerca de 80 atores e atrizes (alunos do próprio curso), mais de 84 horas de avaliação, 17 docentes, 10 preceptores, além de 8 técnicos de nível superior. Mas ao final, ao ver a satisfação, dos alunos tudo isso compensa”, detalhou o professor Wanderley Fernandes, Coordenador do Curso.

O OSCE permite que os docentes possam verificar a aprendizagem e o uso de metodologias ativas do processo avaliativo dos alunos. “Os alunos do Estágio fazem o OSCE antes de entrarem em campo até como forma de termos um diagnóstico das suas necessidades. Já os demais realizam no final das disciplinas, após terem passado tanto pelas simulações como pelas práticas nos serviços. Porém, as estações do OSCE não são uma repetição do que viram na simulação. O caso, os objetivos, os cenários sempre mudarão. É um trabalho árduo que exige de toda a equipe. A participação é muito importante, pois o saber é cumulativo e ao adentrarem nos serviços esses saberes serão requeridos deles, bem como em processos de seleção, provas de residência e coisas do tipo”, finalizou o Coordenador.