Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

9 de outubro de 2017 18:08

Campus Mossoró terá primeiro projeto de AeroDesign entre instituições privadas do RN

Alunos da Escola de Engenharias e TI se preparam para montar equipe que concorrerá em competição da SAE BRASIL em 2018

A primeira equipe potiguar de uma instituição privada a participar de competições de aeromodelos de carga sairá da Universidade Potiguar. A iniciativa vem da Escola de Engenharias e TI do Campus Mossoró que realizou no dia 4 de outubro uma apresentação da AeroDesign SAE BRASIL para fomentar a adesão dos alunos à equipe da UnP. Na oportunidade, houve uma apresentação de protótipo e detalhes sobre o projeto, além da participação da Equipe Pegazuls, da Universidade Federal do Semiárido (Ufersa), que falou sobre sua experiência na área.

A apresentação da Ufersa foi realizada pelo Prof. Ramses Otto Cunha Lima, orientador do projeto, e pela líder da equipe, a aluna de Engenharia Mecânica, Kalyude Diógenes de Sousa. De acordo com o Coordenador de Engenharia Elétrica de Mossoró, Prof. Kleber Jacinto, no Rio Grande do Norte, há equipes apenas em universidades públicas. Ele explica que a própria organização da competição recomenda que as novas equipes se apoiem na experiência de outro grupos já existentes e próximos.

“Para constituir o grupo da UnP, estamos buscando parcerias inclusive espelhando-se em equipes já experientes, neste caso a Equipe AeroDesign Pegazuls, da Ufersa Campus Mossoró”, declara. Em outubro de 2017, a equipe da instituição pública vai participar de uma dessas competições e, durante a visita à Universidade Potiguar, apresentou o protótipo que vai concorrer.

Já a futura equipe da UnP, deve concorrer em 2018, na categoria de entrada e, no ano seguinte, na competição principal. O Prof. Kleber Jacinto diz que as expectativas são as melhores possíveis. “É um objetivo ousado já que vamos começar tudo do zero, mas é alcançável com o potencial de alunos que temos”.

Ainda em novembro de 2017, deve ser iniciada a seleção para voluntários que desejem participar do projeto de AeroDesign UnP de Mossoró. O evento de lançamento contou com alunos dos cursos de Engenharia Civil, Produção, Elétricas e Mecânica,

SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos composta por mais de 4 mil associados, entre estudantes, engenheiros, técnicos e executivos da área de Engenharia, relacionados à indústria da mobilidade (terrestre, naval, aérea e aeroespacial). Ela promove a disseminação do conhecimento em várias frentes, dentre elas através de competições.

O programa Competição SAE BRASIL AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua a concepção, projeto detalhado, construção e testes.