Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

13 de outubro de 2016 16:53

Caravana Saúde Nota 10 leva educação e qualidade de vida à comunidade da praia de Pedra Grande

Ação foi realizadas por alunos e professores do Campus Mossoró e acontece a partir do projeto Pesca Sustentável.

No último dia 27 de setembro, aconteceu mais uma visita à comunidade da praia de Pedra Grande, no interior potiguar. A ação Caravana Saúde Nota 10 é vinculada ao projeto Pesca Sustentável e Geração de Renda, coordenado pelas professoras Tenessee Andrade Nunes e Neuma Caroline dos Santos Pereira, e reuniu nessa visita as Escolas da Saúde e de Gestão e Negócios, trabalhando juntas na promoção de diversos serviços e atividades.

Da Escola da Saúde participaram alunos dos cursos de Serviço Social, Enfermagem, Psicologia e Nutrição. Os estudantes, juntamente com os profissionais da Instituição, atuaram na prestação de serviços de saúde básica, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atendimentos em Nutrição e Fisioterapia, além de atendimentos de enfermagem e saúde da mulher. Os alunos foram orientados pelos professores Wanderley Fernandes e Vinícius Freitas.

Já os estudantes da Escola da Gestão e Negócios atuaram em alguns projetos auxiliares, entre eles uma edição especial do Pré-Consultores, realizada em dois empreendimentos comerciais da comunidade, com o objetivo de reestruturação e orientação dos comerciantes locais, através de ações práticas e de fácil execução. Na atividade estiveram envolvidos alunos dos cursos de Marketing, Ciências Contábeis e Administração, com apoio dos professores Gilberto Vale Jr, Roberta Rebouças e Jane Elly Costa.

Também foram realizadas visitas aos quintais das residências de alguns moradores, com o intuito da criação de hortas sustentáveis através do aproveitamento dos entulhos descartados de forma irregular nos quintais e terrenos. A ideia é melhorar a qualidade de vida dos moradores através da inserção de hortaliças e outros vegetais na alimentação deles. A atividade foi intitulada de Horta na Praia, e além do aproveitamento do material reciclável disponível no terreno, também contarou com a construção de composteiras a partir da utilização de resíduos orgânicos dos próprios moradores da comunidade.

Essa foi a terceira grande visita da Universidade neste semestre e contou ao todo com a participação de mais de 100 pessoas, entre alunos, professores e profissionais.