Acessibilidade
1 de novembro de 2014 14:56

Área de TI tem mais de 50 mil vagas no mercado de trabalho

A tecnologia faz parte das nossas vidas, e não há como escapar dela. Ganhando mais espaço em nosso dia a dia, o mercado profissional para essa área necessita cada vez mais de pessoas capacitadas para gerir as funções inerentes à Tecnologia da Informação – TI. Se você curte tecnologia, computadores, sistemas e todo esse universo, saiba quais são as opções de graduação que você pode escolher e o que pode esperar dessas profissões.

Responsável por criar e desenvolver programas e softwares para computadores, celulares, e outros meios tecnológicos, o profissional de Ciências da Computação lida com aquilo que você não vê ao acessar sistemas virtuais, como no caixa eletrônico de bancos, no site da universidade, no jogo de videogame, no aplicativo da companhia aérea, assim por diante. Também é esse profissional que está apto a realizar suporte técnico de informática e auxiliar o usuário com suas dúvidas quanto aos sistemas, dos mais simples aos mais complexos.

Gestão da Tecnologia da Informação é outra opção de formação dentro desse mercado crescente. Como o nome sugere, o profissional de Gestão da TI é responsável por gerenciar as ações e pessoas envolvidas com as diversas funções do setor. Desenvolver projetos de tecnologia para empresas, armazenar dados e garantir a segurança dos sistemas internos são algumas das atividades desenvolvidas por esse profissional.

Continuando com as opções de carreiras em TI, há a formação em Redes de Computadores, área específica que tem foco na infraestrutura lógica da comunicação de dados, ou seja, a conexão entre vários computadores e sistemas por meio de redes. No Bom Dia Brasil, da Rede Globo, uma matéria sobre o mercado de trabalho para o profissional de TI mostra o quanto esses profissionais são requisitados no Brasil. Essa e as outras profissões possuem semelhanças, mas na prática são diferentes, e para você definir em qual delas o seu perfil se encaixa, o site canaltech.com.br traz um artigo com mais informações sobre essas carreiras.