Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

6 de novembro de 2019 11:22

Carro convertido para veículo elétrico é apresentado no XXI Congresso Científico de Natal

Trabalho é resultado de TCC dos alunos de Engenharia Elétrica, Elizeu Dantas e Jefferson Arruda
Carro a combustão é convertido para veículo elétrico. Foto: Divulgação.

Um carro de passeio com motor de combustão interna foi convertido para elétrico por pesquisadores potiguares, após análises de um simulador criado por eles. O veículo resultado da pesquisa é uma das atrações do XXI Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, que começa no dia 6 de novembro e segue até o dia 8, na Unidade Roberto Freire.

Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de dois alunos do Curso de Engenharia Elétrica, o simulador possui mais de 150 diferentes tipos de carros com suas características construtivas. Nele, os estudantes Elizeu Lisboa Dantas e Jefferson Thiago de Arruda adicionaram os elementos comerciais para montar o sistema do veículo elétrico.

A última etapa da pesquisa foi a adaptação do carro que está exposto no Espaço de Eventos da UnP. “Sobre o aspecto do investimento na conversão, de forma geral, considerando os custos das compras dos elementos do sistema, dos desembaraços alfandegários e do serviço de conversão, o retorno sobre o investimento é na média de 24 meses”, explica o orientador do projeto, Prof. Giuliani Garbi.

De acordo com o docente, espera-se que, com o atual custo da gasolina, o proprietário tenha uma economia diária de 85% do que gastaria se abastecesse. Durante o Congresso, o simulador estará à disposição de todo o público interessado para avaliar os custos da conversão.

CONGRESSO
Com o tema “A Sociedade, a Universidade e o profissional na era 4.0: impactos e oportunidades”, em 2019, o Congresso Científico da UnP traz uma ampla programação aberta a todo o público interessado em conhecer as novidades na área de pesquisa no Rio Grande do Norte.

Além da palestra de abertura no dia 6 de novembro, a partir das 19h, com o Prof. Francisco Irochima, o Congresso conta com Mesas-redondas, Palestras, Oficinas e Mostras de Trabalhos. As inscrições para o evento estão abertas em www.unp.br/congressocientifico.