Acessibilidade
2 de Março de 2016 11:20

Centro Acadêmico de Direito UnP promove Aula Magna na OAB-RN

O Centro Acadêmico de Direito UnP promoveu na manhã do sábado, dia 27, a Aula Magna que marcou o início do semestre letivo 2016.1, no auditório da OAB-RN, com o tema “A advocacia e os reflexos do PJE e o novo CPC”. O CA levou para o auditório da OAB, nomes da área jurídica para um bate-papo com os calouros, objetivando nortear os novos ingressantes do curso.

“A Aula Magna promovida pelo CA de Direito na OAB com a presença do presidente da Ordem foi o coroamento de uma semana de intenso acolhimento aos calouros do curso”, disse o Coordenador do Curso de Direito da Unidade Roberto Freire, Professor Thiago Fonseca.

Para a estudante Thays Maria a promoção de aulas como esta foi importante para o desenvolvimento acadêmico do aluno: “Há ainda o diferencial de ser na OAB, pois nos convida e nos dá a oportunidade de conhecer a casa. É uma interação com o aluno e novas oportunidades que o CA vem trazendo para o futuro acadêmico”, disse.

Os advogados Paula Santos, Hortência Melo e Demétrius Mendonça, ex-alunos de Direito da UnP, conversaram com os alunos sobre as experiências de trabalhos, transmitindo a mensagem da realidade do advogado iniciante e explicando como funciona o exercício da profissão.

“Sem dúvida esse momento foi ímpar na vida dos calouros acadêmicos. Chegar na Universidade e se deparar com um evento desse porte sendo promovido por uma entidade que representa os estudantes junto a Ordem dos Advogados quebra todo aquele paradigma da distância do acadêmico em relação a Ordem, desmistifica a OAB e realmente aproxima, fazendo com que ela cumpra o seu papel fundamental que é, justamente, de receber as pessoas, a casa da cidadania como ela é tradicionalmente conhecida. O aluno, por um outro lado, começa a criar uma identidade em relação a essa casa que futuramente o abrigará”, comentou a advogada Paula Santos.

O evento contou também com a presença de Tony Robson, Presidente da UEE – União Estadual dos Estudantes; José Henrique de Macedo, presidente da Comissão do Estudante da OAB; Os coordenadores do curso, professores Thiago Fonseca e Roberta Cabral, além do presidente da OAB, Paulo Coutinho.

Para Paulo Coutinho, “há um diferencial na iniciativa do Centro Acadêmico, essas aulas magnas como acolhimento é importante para que o aluno tenha uma percepção especial em cada uma das carreiras, e, o fato de recebe-los na OAB é um estímulo para que eles busquem se informar sobre a advocacia, sobre a profissão do advogado, para que lá na frente possam ter a base de apoio”, concluiu o presidente.