Acessibilidade
4 de agosto de 2017 16:36

Centro de Saúde Veterinária é apresentado aos alunos

Acadêmicos de Medicina Veterinária conheceram a estrutura que será utilizada para o aprendizado prático e, brevemente, para atendimento à população

Os alunos do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar participaram na sexta-feira, 04 de agosto, de um clinic day para conhecerem o Centro de Saúde Veterinária (CSV) da Instituição. A estrutura será utilizada para aprimorar, na prática, o aprendizado de aproximadamente 500 acadêmicos da Graduação e, em breve, também oferecerá em Natal atendimentos com valores acessíveis para donos de cães, gatos e animais silvestres domesticáveis. O CSV fica localizado na Avenida Antônio Basílio, no bairro de Dix-sept Rosado.

Durante toda a manhã, alunos das nove turmas de Veterinária circularam em grupos em uma visita orientada, sendo acompanhados pelo Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, Prof. Rodrigo Padilha, e o Coordenador Clínico do CSV, Prof. Rodrigo Mendes. Eles conheceram todos os espaços como as salas de Atendimento Clínico, Oftalmológico, Fisioterapêutico, Quimioterapia, Observação, Centro Cirúrgico e Laboratório.

Para o Prof. Rodrigo Padilha, o Centro vem somar no aprendizado dos alunos. “Eles já recebem em sala de aula o conhecimento teórico e, agora, com o CSV vão colocar na prática aquilo que aprenderam. Hoje, o objetivo da visita foi mostrar aos alunos toda a estrutura que estará à disposição para isso”. Ele acrescenta que, posteriormente, será lançado um edital para a seleção de estagiários, mas as disciplinas práticas também utilizarão o Centro.

Nesse primeiro dia, foram realizados apenas alguns atendimentos de animais levados por voluntários, como forma de apresentar aos estudantes os serviços que poderão ser realizados no local. Porém, quando estiver em pleno funcionamento, o CSV oferecerá Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ortopédica, Cardiologia, Oftalmologia e Dermatologia. Um dos grandes diferenciais será a Medicina Felina, uma especialidade da área, sendo um espaço pioneiro na cidade com a filosofia Cat Friendly: clínica com estrutura individual e acompanhamento específico para os gatos e suas particularidades.

“Nosso objetivo é ser um espaço diferenciado no atendimento aos pequenos animais. Temos um compromisso embasado, em primeiro lugar, no ensino para os nossos alunos, mas também na pesquisa científica, formação profissional e oportunidade de educação continuada. Além disso, o Centro tem um viés social e vai atender brevemente uma demanda existente em Natal para os proprietários, abrigos de animais e ONGs”, afirma o prof. Rodrigo Mendes.