Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

2 de outubro de 2019 16:49

Centro de Tecnologia do Concreto inicia estudos de 2019.2

Alunos integrantes pretendem publicar artigo científico internacional sobre fase 1 das pesquisas sobre "Concreto com Agregado Reciclado"

O Centro de Tecnologia do Concreto (CTC), projeto pertencente ao Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora), conta com o empenho de 45 alunos voluntários durante o segundo semestre de 2019, distribuídos em quatro áreas de estudo, sendo uma delas o “Concreto com Agregado Reciclado”, que iniciou a Fase 1 de seu estudo.

Segundo o Prof. Ítalo Vale, coordenador do CTC, “o objetivo final desse estudo é a construção de uma casa com paredes e tetos em concreto com agregado reciclado misto” – para isso foi elaborada a formulação do concreto a partir de 15 misturas diferentes. Os integrantes do projeto produzem mais de 500 litros de concreto para avaliar o desempenho mecânico do material, moldando, assim, mais de 200 corpos de prova de concreto.

Para realizar o estudo, contam com uma parceria feita com a Usina de Reciclagem Duarte, fornecedora de 600kg de agregado reciclado miúdo e graúdo para a elaboração do concreto.

O CTC e o os alunos selecionados para esta específica área de estudo – Ana Caroline Oliveira Nascimento, Claudia Umbelino Gonzaga da Silva, Gercickley Dantas de Azevedo, Maria Kationara Camara Barbosa e Anny Arabelly Carlos da Silva Rosa – pretendem, ao final da Fase 1, publicar um artigo científico em periódico internacional devido à relevante contribuição científica do estudo.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.