Acessibilidade
12 de Maio de 2011 12:12

Centro Integrado de Saúde beneficia comunidade

Oferecer acesso a saúde e bem-estar à comunidade e preparar profissionais qualificados para atuarem no mercado, são algumas prioridades da UnP. Para isso acontecer, a Universidade dispõe do Centro Integrado de Saúde (CIS) que oferece diversos serviços, desde a saúde bucal ao apoio psicológico, a um preço simbólico, dependendo da renda do paciente, que passa por uma triagem no Serviço Social, onde são avaliados os aspectos sócio-econômicos e a partir da renda per capita definirá o valor do pagamento.

O Centro Integrado de Saúde da Universidade Potiguar fica na unidade Salgado Filho e funciona a partir do encaminhamento dos usuários da rede de saúde local, e da procura espontânea. Os atendimentos funcionam numa perspectiva interdisciplinar, em que o usuário será cuidado de modo integral por toda equipe.

Os alunos realizam os atendimentos sempre sob a coordenação e orientação de professores capacitados e responsáveis.  “O CIS é um importante cenário de práticas para o aluno, onde nesse novo espaço ele dispõe de uma excelente infraestrutura, com diversos cursos da área da saúde atuando juntos, assim ele desenvolve habilidades e competências para trabalhar em equipe, com ações em saúde humanizadas, ética e mais resolutivas, tal como o mercado vem exigindo dos profissionais”, afirma o prof. Danilo Camuri, coordenador Estratégico da Escola da Saúde. Ele ainda diz que os serviços do CIS são de fundamental importância para a comunidade por ser um Centro de Referência nas diversas especialidades da saúde, o que demonstra a confiabilidade no trabalho desenvolvido na formação dos discentes.

Em 2011 o CIS teve sua nova estrutura inaugurada, com 22 novos consultórios, a reforma de um amplo Ginásio Terapêutico, que contará com um Estúdio de Atividade Física; a reforma do Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas; reforma e novos investimentos nos espaços para Reabilitação Cardiorrespiratória, Espaço Dermato, Espaço Uroginecologia e Obstetrícia, Neurologia Adulto e Neurologia Pediátrica, e a implantação de um moderno auditório. Além disso, o curso de Estética e Cosmética iniciará suas atividades no próximo semestre.