Acessibilidade
16 de Abril de 2018 20:19

Cerimônia da Lâmpada recepciona calouros de Enfermagem

Evento foi realizado no dia 12 de abril na Unidade Salgado Filho

Os novos alunos de Enfermagem foram recebidos pelo curso com a Cerimônia de Passagem da Lâmpada, em 12 de abril, na Unidade Salgado Filho. O evento marca o início da Graduação e serve para motivar os calouros e desejar uma ótima trajetória. Esta foi a primeira vez que o evento foi realizado no Campus Natal.

A Cerimônia contou com 100 alunos ingressantes e seguiu todo o protocolo de apresentação organizado pelo cerimonial, onde a mesa foi composta pela coordenação, docentes das disciplinas e responsáveis pelas atividades práticas.

O tema estava voltado na História da Enfermagem, sendo a ‘Lâmpada’ o primeiro instrumento utilizado por uma enfermeira, a britânica Florence Nightingale conhecida como: A Dama da Lâmpada. O objeto faz referência à luz de lamparina que auxiliava os enfermos durante a noite na época, e que ficaria registrada nos atos de zelo e cuidados da enfermeira com seus pacientes, trazendo a estes a esperança de viver.

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Tatiana Maria Nóbrega Elias explicou a mensagem central da celebração. “Simbolicamente, essa é a mensagem que queremos passar, oferecer essa ‘luz’ para iluminar o caminho profissional desses estudantes que estão começando suas carreiras. Por isso usamos as lâmpadas de LED e as elevamos sobre o ar para dar a eles as boas-vindas”.

Bastante contente com o resultado da festividade, Tatiane considerou notória a satisfação entre os alunos. “Eu estava esperando por essa oportunidade, pois sempre tenho vontade de realizar projetos que valorizem a profissão e ver a alegria no rosto de cada um que viveu esse momento é muito gratificante. Estou muito feliz”, comenta a coordenadora.

Fotos: Eliel Matias