Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

20 de março de 2019 18:45

Cerimônia da Lâmpada reúne 200 alunos de Enfermagem em Natal

Novos graduandos foram recepcionados recebendo o símbolo que representa seu compromisso com a profissão

Cerca de 200 alunos ingressantes do Curso de Enfermagem das Unidades Salgado Filho e Zona Norte participaram no dia 18 de março da Cerimônia da Lâmpada. O evento, realizado às 17h, reuniu estudantes, familiares, professores e coordenação de curso dando as boas-vindas aos futuros profissionais em um ritual de passagem que estimula o zelo, cuidado e respeito que os enfermeiros devem ter em sua atividade.

A lâmpada é o símbolo da Enfermagem moderna, mas sua história remete ao século XIX, sendo uma homenagem à aristocrata Florence Nightingale (1810-1920) que dedicou sua vida à profissão de enfermeira. Dedicada e cuidadosa, durante a Guerra da Crimeira, Florence caminhava todas as noites carregando uma lamparina pelos corredores das tendas dos enfermos, ficando conhecida como a “Dama da Lâmpada”.

“A cerimônia é um momento de iniciação e simboliza o compromisso ético, político, social e científico assumido pelos novos estudantes com a Enfermagem, encontrando com o elemento que representa a profissão, sendo símbolo de empoderamento e cientificismo”, explica o Coordenador do Curso, Prof. Luis Fernando Pires dos Santos.

Durante a cerimônia, alunas adentraram o Espaço de Eventos da Unidade Roberto Freire caracterizadas como Florence Nightingale e uma das alunas conduziu o juramento da Lâmpada. Na oportunidade, os alunos das cinco turmas receberam uma lâmpada simbolizando sua chegada à Graduação.