Acessibilidade
3 de agosto de 2012 11:59

Chef Christian Le Squer realiza palestra especial na UnP

A Universidade potiguar, integrante da rede internacional de universidades Laureate, recebeu no dia 30 de julho a visita do Chef francês Christian Le Squer, um dos mais renomados da Europa e vencedor por cinco anos consecutivos das Três Estrelas do “Guia Michelin” de restaurantes na França. O evento foi realizado no Espaço de Eventos da Unidade Roberto Freire e contou com a presença de mais de 300 participantes.

Le Squer veio à UnP especialmente para realização de uma palestra sobre a sua trajetória profissional, quando descreveu como o seu trabalho se tornou referência em todo o mundo. De seu primeiro contato com a cozinha em um barco pesqueiro na Bretanha até o sucesso de suas criações, o Chef falou sobre as suas inspirações e do trabalho realizado por ele e sua equipe para transformarem o restaurante Le Doyen, na Champs Elysées, em um dos mais influentes da moderna gastronomia francesa.

Na platéia estavam alunos e professores da UnP, além de convidados da Universidade, membros da imprensa e diversos interessados em conhecer mais sobre a culinária empregada num dos grandes centros gastronômicos do planeta, Paris. O evento também serviu para arrecadar doações para o abrigo Juvino Barreto, ao cobrar alimentos não perecíveis como valor de inscrição.

O convidado do dia também respondeu a questionamentos dos participantes e dividiu um pouco de suas experiências sobre a formação profissional dos gastrônomos, os diferenciais de um chef de alto nível e suas impressões sobre a cozinha brasileira.

“O que mais me chama a atenção na culinária do Brasil é a variedade que existe entre cada região e a abundância de materiais com que se pode trabalhar aqui”, disse Le Squer, que em sua visita também pôde conhecer os laboratórios gastronômicos e toda a infraestrutura disponibilizada pela UnP para os seus discentes.