Acessibilidade
1 de dezembro de 2014 11:14

Chef de Cozinha: o topo profissional da Gastronomia

Se o reality “Master Chef Brasil” te chamou atenção para o universo da Gastronomia, ou se antes disso você já curtia programas, canais no Youtube e blogs de receitas com dicas de culinária, se liga aqui que te contamos mais sobre a profissionalização e o perfil necessário para ser um Chef de Cozinha.

Longe de ser uma profissão limitada ao glamour de restaurantes sofisticados, a gastronomia é responsável por tudo que diz respeito ao planejamento e produção alimentar, e está presente em bares, restaurantes, hotéis, redes de lanchonetes, hospitais, companhias aéreas, empresas de bufês e todo segmento que envolve a preparação de pratos.

Se colocar a mão na massa é o que você deseja profissionalmente, um dos meios para ingressar nesse universo é o curso de Gastronomia. Após alguns anos de estudo teórico e prático, o concluinte dessa graduação é chamado de gastrólogo. É importante saber que o status de Chef de Cozinha se conquista após alguns anos de trabalho, passando por cargos iniciantes e intermediários, e o aperfeiçoamento de técnicas e especializações sempre serão bem-vindos.

Para ser um Chef, além de estudar muito e gostar de cozinhar, é necessário ter prazer em servir e agradar o paladar de outras pessoas, além de saber comandar uma equipe. Ser criativo na elaboração de novos pratos também é essencial. Gosta de Gastronomia mas não pretende ser um Chef? Saiba que um gastrólogo tem outras opções profissionais, desde ser um consultor para a abertura de novos restaurantes e mudanças de cardápios, até a docência.

Saiba mais sobre o curso de Gastronomia da UnP e prepare-se para ser o próximo Chef.