Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

20 de Março de 2013 15:22

Chef Paulo Machado ministra palestra para alunos de Gastronomia

O renomado chef e pesquisador em alimentação Paulo Coelho Machado ministrou ontem,19, na Unidade Roberto Freire, palestra com o tema “Divulgando a Gastronomia Brasileira no Exterior” para alunos da graduação em Gastronomia da UnP.

O chef veio a Natal para ministrar aula na Pós-Graduação em Gastronomia Brasileira, onde abordou os módulos da Gastronomia da Região Centro-Oeste no último final de semana e, a convite da Coordenação Acadêmica do Curso de Gastronomia, ministrou a palestra para a graduação.

Durante a palestra, o chef abordou diversos aspectos da gastronomia brasileira: peculiaridades da região Seridó – RN, que ele conheceu dias atrás; suas pesquisas sobre a gastronomia pantaneira (MS); além de inusitadas preparações de outras regiões do país e receitas brasileiras apresentadas no exterior.

Machado também suscitou questões polêmicas relacionadas à atuação da Vigilância Sanitária, à caça no Brasil, à utilização de aditivos alimentares, como o glutamato monossódico, e à utilização de hormônios em animais.

O chef ressaltou ainda a riqueza da cozinha brasileira e suas raízes portuguesas, africanas e indígenas, e aconselhou o caminho da pesquisa, valorização e exploração das diversas possibilidades que o país oferece. “A única forma de conseguir valorizar uma cozinha é conhecendo e preservando”, sintetizou Machado, lembrando que a manifestação “política e inteligente” dos cidadãos é que garantirá que de fato ela seja preservada em sua essência.