Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

16 de novembro de 2017 14:38

Ciências Biológicas realiza “Curumim Adventure” em Extremoz

Dentro da mata, provas desafiaram conhecimentos e habilidades de estudantes da Escola Municipal Isaías Lopes

Oitenta estudantes de Ensino Fundamental da Escola Municipal Isaías Lopes, na comunidade de Barra do Rio, município de Extremoz (RN) tiveram um feriado diferente no dia 15 de novembro. Eles participaram do Curumim Adventure, ação desenvolvida pelo Curso de Ciências Biológicas da UnP como forma de estimular o conhecimento e interesse sobre a fauna e flora do Rio Grande do Norte. Os alunos foram acompanhados por 10 professores da unidade de ensino.

Realizado sempre em uma área aberta e natural, como a mata, o Adventure consta de provas que devem ser cumpridas pelas equipes à medida que percorrem as trilhas. A atividade já havia sido realizada em anos anteriores envolvendo alunos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária e, pela primeira vez, chegou a estudantes de Ensino Fundamental.

“Utilizando uma metodologia ativa chamada de Simulação, os participantes cumprem tarefas de acordo com competências aprendidas em sala de aula e, em outras provas, percebem a importância do trabalho em equipe”, explica o Prof. Paulo Gerson, docente de Ciências Biológicas da UnP e coordenador da ação. Dessa forma, o evento contou com seis provas para quatro equipes que envolveram habilidades como montagem de barraca de camping, atendimento pré-hospitalar e conhecimento sobre fauna e flora da Mata Atlântica.

Ao final, os vencedores receberam medalhas. O prof. Paulo avalia que, com esse tipo de atividade, tanto alunos da UnP como nos estudantes da escola municipal conseguem desenvolver a capacidade de planejamento, ação e muita aprendizagem.