Acessibilidade
19 de setembro de 2017 19:28

Ciências Contábeis realiza o dia Solidário do Contador com ciclo de palestras

O evento faz parte das comemorações ao mês do Contador e ocorrerá dia 22 de setembro.

A Escola de Gestão e Negócios realiza ao longo de todo mês de setembro ações em comemoração ao mês do Contador. No dia 22, mais um evento será realizado, a segunda edição do dia Solidário do Contador, na Unidade Floriano Peixoto, promovendo por meio do Curso de Ciências Contábeis um dia direcionado as atualizações profissionais. As inscrições serão feitas mediante a doação de 1Kg de alimento não perecível e as vagas garantidas por ordem de chegada.

A programação do evento inclui minicursos e palestras. O primeiro tema a ser debatido, das 9 às 11h, será “Rotinas Trabalhistas de A à Z: Da Admissão a Demissão (Cálculos)” pelo Prof. Mestre Renkel Aladim, Pós-graduado em Perícia Contábil pela UnP. Logo após, das 15 às 17h, o Prof. João Maria Xavier, Mestre em Administração pela UnP, discorrerá acerca das “Rotinas Fiscais de A à Z: Prática de Cálculos Municipais, Estaduais e Federais”, no auditório 1.

As ações promovidas durante a noite, abordarão temas contemporâneos como o Papel do Contador diante do cenário de transparência de recursos público e privados exigido constantemente pela sociedade. Os convidados para conduzirem as palestras são o Prof. Doutor Victor Branco de Holanda, Profa. Mestre Liliana Santo e Prof. Especialista Ivanielly Deyse de Paiva Moura.

Dia do Contador, palestra sobre “A Contabilidade como Instrumento de Controle Social e os Desafios da Gestão Pública Brasileira: a Corrupção e o Desperdício dos Recursos Púbicos”, das 19 às 20h30, ocorrerá no auditório 1, conduzida pelo Doutor Victor Branco de Holanda. O palestrante é Professor da UFRN, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP, Contador e Economista pela UFRN, Coordenador da base de pesquisa Controladoria e Governança e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Contadores Públicos e Voluntário no Instituto Social IRIS.

Em seguida, a Profa. Mestre Liliana Santo, Advogada na QBB Advocacia e Professora, Presidente da Comissão Especial de Compliance e Governança Corporativa da OAB-RN, conduzirá debate “Compliance no sistema de contabilidade Hospitalar: Rumos e desafios na transparência das informações”. Além disso, a palestrante cursa Doutorado em Ciências Jurídico-Criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Investigadora da Instituto Jurídico da Portucalense e Lidera o Grupo de Pesquisa em Compliance e Governança Corporativa da Universidade Potiguar.

A Profa. Especialista Ivanielly Moura, pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil, mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFRN, palestrará das 20h30 às 21h30 e os professores Mestres: Jorge Assef Lutif e Liliana Santo serão os debatedores, no auditório 3.