Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

14 de setembro de 2016 16:32

CinePet exibe o filme Meninos Não Choram

O CinePet Letras realiza dia 15 de setembro mais uma edição. O filme que será exibido no Auditório I da Unidade Floriano Peixoto é o premiado Meninos não Choram (Boys Don’t Cry), lançado em 1999, e retrata a vida de Brandon Teena, uma transexual que em 1993 foi vítima de crimes relacionados aos problemas de gênero.

O longa metragem estadunidense terá sessão a partir das 16h30 e é aberto a todos os acadêmicos. O CinePet é uma atividade de Extensão desenvolvida pelo Curso de Letras. Após a exibição será aberta um debate sobre o assunto abordado no filme.

Sinopse

Meninos Não Choram (Boys Don’t Cry), filme estadunidense de 1999, é baseado na vida de Brandon Teena, transexual norte-americano vítima, em 1993, de crime motivado por problemas de gênero.

Apesar de ter nascido com o sexo feminino, não se identificava com o sexo biológico e apresentava-se como homem, usando seu nome de registro de forma trocada, o sobrenome Brandon como nome e o nome Teena como sobrenome.

O filme mostra a relação de Brandon (Hilary Swank) com Lana Tisdel (Chloë Sevigny) e as consequências dessa relação, assim como o esforço e a angústia de Brandon para esconder o sexo biológico.

A atriz Hilary Swank brilha como protagonista do filme e consegue transmitir a confusão mental e insegurança do personagem principal, mostrando para o público que existem pessoas como Brandon, que se sentem presas em um corpo que não lhes pertence. O destaque da protagonista foi tão grande que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz.

Thiago Sabino