Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

27 de Abril de 2016 16:23

Cine PET Letras exibe o filme A Garota Dinamarquesa

O Cine PET Letras realiza mais uma sessão de cinema especial. O evento será dia 27 de abril, às 16h30, no Auditório 1 da Unidade Floriano Peixoto, e trará como tema o filme vencedor de Oscars A Garota Dinamarquesa (2015). Dirigido pelo premiado Tom Hopper, o filme retrata a vida da uma das primeiras transexuais a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual.

SINOPSE

A Garota Dinamarquesa conta a história de Einar Mogens Wegener, (Eddie Redmayne), a primeira transgênero a fazer a cirurgia de readequação de sexo. Até então vivendo com o sexo de nascimento, Einar casou-se com Gerda (Alicia Vikander), ambos pintores e moradores de Copenhagen.

O filme retrata a difícil batalha interna de Einar, assim como sua transformação e aceitação; junto a isso mostra também o sofrimento e o apoio dado por sua esposa Gerda, que, diferente do que os médicos pregavam, nunca acreditou que o marido estivesse doente, muito menos que ele devesse desistir de seu sonho.

A obra discute questões de gênero, mostrando o lado que poucos conhecem dessa batalha interna contra o próprio corpo, que pessoas como Einar vivem. Espera-se que o filme contribua para sensibilizar os que ainda sentem dificuldade em entender que cada ser humano é único e que possui sentimentos que contrastam muitas vezes com normas sociais, religiosas e biológicas.

Sinopse por Thiago Sabino de Oliveira