Acessibilidade
4 de junho de 2018 13:53

CIS promove o primeiro São João da Saúde Mental na Unidade Salgado Filho

Para encerrar as atividades do semestre e, aproveitando o clima de festa junina, o São João acontece dia 4 de junho às 15 horas

Para encerramento do Projeto de Extensão Saúde Mental do Centro Integrado da Saúde (CIS), acontece o São João da Saúde Mental, no Anfiteatro I na Unidade Salgado Filho no dia 4 de junho às 15 horas. A iniciativa surgiu de uma demanda de pacientes e pessoas que buscavam um recurso terapêutico especifico no CIS, e envolve os Cursos de Enfermagem e Psicologia.

Com o objetivo de cuidar da saúde mental da população, pessoas que sofrem de depressão, esquizofrenia, vícios de droga e outras psicopatias. O Projeto é coordenado pelo Prof. de Enfermagem Luís Fernando, pela Tutora de Psicologia Ana Louise e dois preceptores do Curso de Enfermagem: Magnos Gutemberg e Bélgica Neves. “Os atendimentos acontecem como um grupo operativo terapêutico nas segundas-feiras de 15 em 15 dias. Atividades de acolhimento, dinâmicas, o uso racional de medicações, são pontos abordados nas consultas, mas também deixamos a escolha dos pacientes quais assuntos trataremos naquele dia”. Declara, Luís Fernando.

A Saúde Mental é trabalhada por uma Terapia Comportamental Cognitiva que é um processo terapêutico que caminha paralelo ao acompanhamento psiquiátrico e uso de medicações. Mas o objetivo do projeto terapêutico é o acolhimento profissional em um tempo de atenção para eles, sem a prescrição de remédios. “Trabalho com Saúde Mental há nove anos e a evolução dos pacientes com esse trabalho terapêutico é nítida, pessoas que antes chegavam tristes, que quase não falavam ou que não gostavam de se arrumar, chegam hoje alegres, conversando e com a auto estima lá em cima.  A medicação não é a base do tratamento na saúde mental”. Acrescentou Luís.

Para encerrar as atividades do semestre e, aproveitando o clima de festa junina, foi proposta uma comemoração, denominada como O São João da Saúde Mental, onde os próprios pacientes, junto com os responsáveis pelo projeto estão organizando. Os trabalhos se encerram na segunda-feira 4 de junho, mas o projeto irá voltar com tudo no 2018.2, onde será aberto espaço para novas pessoas que já estão na espera para começar esse acompanhamento psicológico.