Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

8 de novembro de 2016 16:54

Clínica Integrada da Saúde de Mossoró encerra Outubro Solidário com dia da beleza para mulheres mastectomizadas

A Clínica Integrada da Saúde do Campus Mossoró encerrou as ações do Outubro Solidário com um dia de beleza para 20 mulheres mastectomizadas, pacientes do Centro de Oncologia de Mossoró. O evento foi realizado no dia 28 de outubro.

Promovido em parceria com o Centro de Beleza e Estética Ana Katarina, a ação teve como objetivo a recuperação da autoestima dessas mulheres, que já sofrem com muitos estigmas sociais. “Um conjunto de signos e símbolos são construídos ao redor da feminilidade, dos padrões de beleza, das formas estéticas. Dois desses símbolos – o cabelo e as mamas, são diretamente afetados pelo câncer de mama, em função do tratamento quimioterápico e das mastectomia, seja parcial ou total”, explicou o Coordenadora da CIS, professor Wanderley Silva.

Esses elementos, atrelados as demais questões que envolvem o câncer, como o medo da morte, a recidivas, as dores, as sensações geradas pelo tratamento, foram trabalhados com as participantes. “Não basta a garantia do tratamento, é preciso ajudar essas mulheres a reconstruir sua autoestima, e se refazerem diante das novas possibilidades, como também das limitações. Muitas mulheres nos colocaram que esse dia foi o melhor dos últimos tempos. Isso mostra que ações como essas também são muito importantes”, concluiu o Coordenador.