Acessibilidade
5 de Março de 2015 17:55

Clínica Integrada da Saúde de Mossoró retoma suas atividades

Com o início do semestre letivo, a Clínica Integrada da Saúde de Mossoró retornou as suas atividades normais, prestando serviços diversificados à população. Em funcionamento desde 2009, o CIS funciona no Campus Mossoró, na Av. João da Escóssia e contabiliza e comemora o crescente número de atendimentos.

Ainda no início do seu funcionamento, o CIS registrou 179 atendimentos, já em 2014 foram registrados 3.719 atendimentos. Esses dados mostram o reconhecimento e aceitação por parte da população para a qualidade do serviço prestado por esta iniciativa da Universidade Potiguar. O Diretor Wanderley Fernandes afirma que a Clínica auxilia na formação do aluno ao mesmo tempo em que oferece serviços de saúde para a população.

“A Clínica possibilita a construção de vínculo com a comunidade mossoroense e ainda possibilita que os profissionais possam atuar no mesmo paciente reforçando competências, como: trabalho em equipe, comunicação e interdisciplinaridade. Isso tudo reforça o que o próprio Sistema de Saúde Brasileiro preconiza que é o quadrilátero da educação permanente em saúde – ensino, gestão, serviço e comunidade”.

Na Clínica são realizados atendimentos na área da fisioterapia, como ortopedia, dermatofuncional, fisioterapia cardiológica e respiratória. Há ainda os serviço gineco-obstétrico, com exames de prevenção ao câncer de colo uterino, pré-natal e acompanhamento à criança em seu crescimento e desenvolvimento, além do tratamento de feridas, nebulização, acompanhamento de hipertensos, e imunização.

De acordo com Diretor do CIS Campus Mossoró, o Prof.º Wanderley Fernandes, os serviços prestados pelos alunos e professores da Escola da Saúde são alternativas para os pacientes que aguardam vagas no SUS no município. “Se pensarmos, por exemplo, numa mulher que estava para fazer um exame Papanicolau e teria que esperar numa fila. Há o risco de uma descoberta tardia de um câncer. Aqui na Clínica, já conseguimos detectar precocemente vários tumores, sejam de útero ou de mama, e muitas mulheres conseguiram fazer o tratamento a tempo de não haver maiores riscos à vida delas.”

Para 2015 o CIS tem plano de intensificar o atendimento em nutrição clínica e assistência social, fazendo link com os programas sociais. A Clínica tem atendimento gratuito, e pode ser agendado através do telefone (84) 3323.8239.