Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

14 de setembro de 2015 15:38

Clínicas Integradas da Saúde oferecem testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite no Campus Mossoró

 

As Clínicas Integradas da Saúde – CIS do Campus Mossoró passam a oferecer testes rápidos de detecção precoce de HIV, Sífilis e Hepatite, disponíveis à população em geral. O serviço é fruto de uma parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde, sendo um importante canal de prevenção e diagnóstico dessas patologias.

“A implantação dos testes tem um impacto alto no que se refere a confiabilidade da assistência prestada, tanto por parte dos usuários como dos profissionais. Esse serviço é fruto da nossa parceria com a SMS, e vem melhorar cada vez mais o nosso portfólio de serviço, tanto para que os alunos tenham campos de estágio mais ricos para atuar, quanto para que os usuários da clínica possam ter mais resolutividade e segurança nos atendimentos e serviços ofertados”, disse o prof. Wanderley Fernandes da Silva, Coordenador Acadêmico da Escola da Saúde no Campus Mossoró, Coordenador do Curso de Enfermagem e das Cínicas Integradas da Saúde UnP.

Para os testes de HIV tipo 1 e Sífilis, são utilizados os testes produzidos pela Bioeasy (Alere), já para o HIV tipo 2, são utilizados os testes produzidos pela ABON. Para tanto, a equipe de enfermeiros e assistência social participou, no dia 14 de agosto, de um treinamento com toda a equipe da SMS, que abordou os aspectos da triagem, aconselhamento, a questão prática dos testes e a leitura de seus resultados.

Os testes são um importante passo para o funcionamento da Sala de Apoio à Amamentação, em especial na triagem de nutrizes que chegarem à clínica com mais de três meses de realização desses exames e que pretendam ser doadoras de leite humano. Além disso, os testes têm indicação dentro do Pré-Natal, o que garante um parto seguro para mãe, bebê e equipe de saúde.

“Os testes só foram implementados no dia 9 de setembro, após uma prova prática realizada por duas técnicas da SMS, Maria Salisete Costa e Késia Silva – ambas enfermeiras do Programa de DST’s e AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe CIS UnP é composta pela Assistente Social Alana Larissa Cavalcante e pelos Enfermeiros Cristina Virgínia Carlos e Hallyson Ramon. A equipe realizou testes transitando por todo o processo, desde o aconselhamento pré e pós-teste, até a coleta de material e manipulação dos testes, sendo aprovada em todas as etapas. De acordo com a SMS, fomos pioneiros no serviço, uma vez que nem mesmo as Unidades Básicas conseguiram seguir todo o processo para implementação dos testes”, concluiu o prof. Wanderley.