Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

24 de agosto de 2016 17:02

Colação de Grau da turma de Direito Campus Natal celebra 25 anos do Curso

AF-São 25 anos de história e cerca de 10 mil alunos já formados. Esses são os números do Curso de Direito da Universidade Potiguar, que celebra em 2016 mais de duas décadas contribuindo com a formação de juristas atuantes em todo o Brasil. Para comemorar tal marco, a Escola do Direito preparou um calendário de eventos ao longo do ano, e o start foi a cerimônia da Colação de Grau do Curso de Direito da UnP, realizada no dia 15 de agosto, em Natal.

Em uma noite de emoções e homenagens, 96 novos bacharéis em Direito colaram grau diante uma plateia formada de familiares, professores, amigos e egressos da primeira turma formada pela Universidade Potiguar, em 1996. Um grande encontro de gerações, de sonhos, de realizações, todos unidos por uma das áreas de formação mais tradicionais no país, todos unidos por uma Instituição de Ensino.

Conduzidos pelo Professor Lúcio Teixeira dos Santos, que atuou como diretor do Curso de Direito da UnP durante 15 anos, a turma de 1991 fez sua entrada na cerimônia como se fosse o grande dia deles, há 20 anos atrás. A homenagem à turma seguiu com uma exceção no protocolo de Colação de Grau e foi dada a palavra à Manuela Moreira Costa, egressa e representante da turma, que discursou aos presentes sobre a emoção e o significado de serem os primeiros.

“Ao ser escolhida – e intimada para ser a voz dos meus colegas nesse momento – resgatei da memória todas as alegrias, desafios, trabalhos em grupo, congressos, jornadas de estudos, festas, simpósios, aulas, professores, laços conquistados, todos inesquecíveis. Ser a primeira turma não foi fácil e enfrentamos dificuldades, em que o conhecimento adquirido foi e é a nossa fortaleza, mas, acima de tudo, fomos e somos história. Entramos no Curso de Direito da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – UNIPEC em 1991 e em 1996, com a nossa formatura, a Instituição se tornou Universidade Potiguar”, disse a oradora da turma.

No palco, à frente de toda a cerimônia, o Diretor da Escola do Direito nos últimos anos, Professor Fernando Cabral segurou a emoção, mas não perdeu a AF-9799oportunidade de, mais uma vez, quebrar o protocolo para homenagear egressos e professores que fazem parte da história do Curso, bem como revelar ao público o que faz a Graduação se manter com tudo nesses 25 anos. “Poder participar desse momento é único. A primeira turma se propôs a viver essa homenagem desde o primeiro contato, todos estavam empolgados, alguns moram fora e nem todos puderam estar presentes, mas ver muitos desses egressos hoje, aqui, é especial. Essa primeira turma carrega a tradição da UnP”, discursou o Professor.

A Colação de Grau é o momento oportuno para apresentar os bacharéis que se formam como mais uma safra de profissionais de excelência que a UnP entrega à sociedade e ao mercado de trabalho. Ainda enquanto alunos, desses 96 profissionais que acabam de conquistar o diploma, 58 já foram aprovados no Exame da Ordem, um número alto que reflete em um outro dado importante: atualmente 50% do quadro da OAB RN de advogados ativos é constituído por egressos dessa Instituição.

Entre outras tantas conquistas alcançadas pelas turmas que se formaram nesses 25 anos, o Professor concluiu suas palavras homenageando o corpo docente, sempre atualizado, que não se cansa em trabalhar e buscar inovações no processo ensino-aprendizagem. “Nossos professores criam instrumentos que aperfeiçoam as aulas e as avaliações e, com isso, aperfeiçoam seus alunos. Esses alunos, egressos e professores fazem parte da força e da tradição que o nome UnP carrega”, concluiu o Professor.

Confira as fotos AQUI.