Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

16 de Fevereiro de 2017 19:31

Comissão Própria de Avaliação promove Seminários de Apoio à Gestão acadêmica

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizou entre os dias 30 de janeiro e 14 de fevereiro os Seminários de Apoio à Gestão. Voltados para os Diretores, Coordenadores Acadêmicos Administrativos, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Cursos e membros da CPA, os encontros foram conduzidos pelo Coordenador da CPA, Nei Rossatto, e por Marina Aragão, membro representante do segmento técnico administrativo.

Os Seminários de Apoio à Gestão da CPA atendem a 5ª etapa do Diagrama de Autoavaliação Institucional, que determina a “Apresentação dos Resultados do Projeto de Autoavaliação da CPA/UnP”, a partir das informações disponibilizadas por cada curso e oficializam os dados coletados e analisados.

Segundo o Professor Nei Rossatto, Diretor Acadêmico da UnP e Coordenador da CPA, a devolutiva dos resultados para os Diretores de Escola e Coordenadores de curso é de suma importância. “Isso permite um debate profundo sobre as razões que originam os fenômenos descritos em cada indicador, bem como as ações que precisam ser realizadas para potencializar os pontos fortes e neutralizar os pontos fracos. A apresentação dos resultados das avaliações vem sendo realizada de forma estratégica pela atual comissão, com a entrega de três resultados anuais com indicadores de todos os Campus, Escolas, Cursos e Turmas”, detalhou.

De acordo com a Coordenadora dos cursos de Direito das Unidades Floriano Peixoto e Zona Norte, professora Roberta Cabral Medeiros, as informações coletadas pela CPA trouxeram a possibilidade de enxergar melhor cada turma e buscar melhorias para cada uma delas. “Ao poder observar a avaliação por turma, com quantitativos de respostas e com notas, passei a focar minhas ações em providências específicas para cada resultado. Por exemplo, realizamos fiz um seminário chamado “Conhecendo o Curso”, onde expliquei qual a função de cada colaborador, tudo o que o nosso curso lhes oferece e as regras institucionais, tornando as expectativas dos alunos mais próximas à nossa realidade. Além disso, a reunião nos propiciou um momento de muita reflexão, tornando-se um momento criativo, onde conseguimos visualizar imediatamente soluções e oportunidades de melhoria. A transparência e periodicidade dessa avaliação é algo muito especial para a coordenação do curso”, comemorou a docente.

Esses resultados exibidos no Seminário fecham o ciclo de 2016 e já chega como o 1º evento realizado em 2017. Além das ações focadas nos docentes, em breve a CPA divulgará o calendário dos Workshop CPA de Apoio Discente, que serão realizados em três turnos em todas as Unidades do Campus Natal e no Campus Mossoró.