Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

4 de Abril de 2016 18:16

Conexão entre universitárias da Noruega e grupo de Relações Internacionais instala painéis solares em orfanato em Pium

Juntos, quatro estudantes de Engenharia da Universidade de Bergen (Noruega) e alunos dos cursos de Relações Internacionais da Universidade Potiguar estão transformando a realidade de crianças de um orfanato em Pium, em Parnamirim. Através de uma parceria entre as universitárias norueguesas e a Education to be-E2B, no mês de abril o Lar Bom Jesus ganhará 20 painéis de captação de energia solar que irão oferecer, além de energia limpa e sustentável, a isenção do custo mensal e maior qualidade de vida para cerca de 40 crianças atendidas pela entidade.

Estudantes de Engenharia de Tecnologia de Energias, Christel Mathiesen, Barbro Brørvik Sæten, Caroline Haugland Bjånesøy e Sunniva Oppedal escolheram colaborar com o Lar Bom Jesus como trabalho de conclusão de curso e têm em Jacinta Machado de Carvalho, aluna de Relações Internacionais, o fio condutor para a ação social, que conta ainda com a parceria do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Civil e Arquitetura, e com o e-Labora. “O Prosjekt Brasil é o nome do projeto delas e, através da amizade e parceria, elas resolveram fazer a instalação num local necessitado de apoio. Foi assim que o Lar Bom Jesus foi escolhido. A iniciativa conta com grande número de patrocinadores na Noruega, já que os painéis têm um custo bastante elevado. Mas o apoio da Coordenação do curso de RI, dos professores e alunos da UnP tem sido fundamental para conseguir as doações necessárias para tornar esta iniciativa ainda mais efetiva. A ação social permanecerá ativa, mesmo depois da conclusão desta etapa”, comemorou Jacinta, presidente a Ong E2B, fundada em fevereiro de 2015.

Além da ação, as jovens norueguesas também ministrarão duas palestras para estudantes da UnP. A primeira delas, voltada para os alunos de RI e Administração, acontece no dia 5 de abril na Unidade Roberto Freire, às 10h30, e tem como tema “Ação Social Sem Fronteiras”.

O segundo encontro será na Unidade Nascimento de Castro e reunirá alunos da Escola de Engenharias e Ciências Exatas no dia 6 de abril, às 20h, com o título “O Papel Social das Engenharias”.

No domingo, dia 10, haverá a entrega oficial dos painéis fotovoltaicos, com a promoção de uma grande festa para as crianças. Alunos e professores da UnP participarão voluntariamente do evento, oferecendo lazer (capoeira, recreação e lanche coletivo) e reparos na estrutura (pintura de paredes, entrega de material de construção, pinceis e tintas), além da doação de material escolar, de higiene pessoal, limpeza, colchões e alimentos, que estão sendo arrecadados no escritório do e-Labora, na Unidade Nascimento de Castro.