Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

20 de junho de 2011 18:13

Congresso Científico da UnP em Mossoró fomenta ciência no oeste potiguar

Com a participação de 2.600 inscritos e recorde de público em suas palestras, o IV Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP em Mossoró chegou ao fim na última sexta feira, trazendo mais uma vez a marca de sucesso que a Universidade Potiguar emprega em seu calendário acadêmico. Os alunos das escolas de Direito; Saúde; Gestão & Negócios e Engenharias & Ciências Exatas puderam apresentar diversos projetos desenvolvidos ao longo do último ano.

Com o tema “Educação Para o Desenvolvimento”, o evento buscou destacar o trabalho da academia para o crescimento sustentável da sociedade em que está inserida. De acordo com o reitor em exercício na ocasião, o Professor Arão Lyra, o IV Congresso foi “uma oportunidade impar que a instituição teve para apresentar à comunidade de Mossoró e região toda a pesquisa científica e as atividades de extensão que existem dentro da universidade”.

Na palestra de abertura o PhD em psicologia, professor Jorge Falcão, abordou a problemática da educação como fator primordial de desenvolvimento sócio-econômico das nações. Para o Professor Frank Felisardo, Diretor do campus “o IV congresso da Universidade Potiguar- campus Mossoró – vem cada vez mais solidificar e concretizar essa realidade de trabalho em cima de pesquisa e extensão na cidade de Mossoró”.

Entre as atrações culturais; estiveram presentes a cantora Dayane Nunes, vencedora do Festival Cultural da UnP de 2010, a banda Seven Two, além das  apresentações musicais de alunos. Oficinas de dança, capoeira e teatro também puderam ser realizadas durante as mostras científicas.

O coordenador do evento, Professor Everclay Magno, pontuou que mais de 640 trabalhos foram inscritos por alunos e professores dos níveis de graduação e pós-graduação. “De forma interativa as pessoas que estavam na condição de congressistas, tanto alunos da universidade como professores, como demais instituições, tiveram a oportunidade de conhecer na ação os projetos de extensão e ações comunitárias desenvolvidos em 2010, em execução em 2011”.

Outro destaque da programação foi a presença do jornalista Caco Barcelos, o qual conversou com uma platéia de 1.500 pessoas, entre discentes, docentes e convidados, sobre a sua carreira e a importância da educação em sua infância humilde como base do seu sucesso profissional. No debate temas como: empreendedorismo, violência, ética e a comunicação no Brasil foram colocados em pauta e debatidos com o público através de perguntas dirigidas ao convidado da noite. “O Congresso foi um grande sucesso. Finalizando com a palestra do Caco Barcelos, que também trouxe muita alegria para o evento”, concluiu o Diretor Felisardo.