Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

22 de agosto de 2011 10:26

Congresso Internacional de Sociologia e Simpósio Paraibano de Anatomia

Professores pesquisadores e alunos bolsistas da Universidade Potiguar – UnP tiveram trabalhos aprovados em eventos nacionais e internacionais, a saber:

1)   I Simpósio Paraibano de Anatomia: uma abordagem multidisciplinar e aplicada. Período de 11 a 13/08/11 em João Pessoa – PB.

Trabalhos:

ANÁLISE PRELIMINAR DO INDICE DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA SAÚDE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS PRÁTICAS DE MORFOLOGIA HUMANA DA UNIVERSIDADE POTIGUAR-CAMPUS MOSSORÓ.

CÂMARA, Gislainy Luciana Gomes[1]; COSTA, Maria Gabriela de Mendonça[2]; PEREIRA, Valcácia Mirella Medeiros²; GUZEN, Fausto Pierdoná[3]; SILVA, Wanderley Fernandes da³; COSTA, Caio Cesar de Azevedo[4].

ALONGAMENTO DO PROCESSO ESTILÓIDE/CALCIFICAÇÃO DO LIGAMENTO ESTILOIÓDEO EM UM CRÂNIO SECO HUMANO CARACTERIZANDO A SÍNDROME DE EAGLE

CÂMARA, Gislainy Luciana Gomes[5]; COSTA, Maria Gabriela de Mendonça[6]; PEREIRA, Valcácia Mirella Medeiros²; CAVALCANTI, José Rodolfo Lopes de Paiva[7]; COSTA, Caio Cesar de Azevedo Costa[8]; GUZEN, Fausto Pierdoná[9].

[1]Autora e apresentadora do trabalho, acadêmica do curso de Fisioterapia, da Universidade Potiguar – UnP, campus Mossoró, lainycamara@hotmail.com;
[2] Acadêmicas do curso de Enfermagem, da Universidade Potiguar – UnP, campus Mossoró;
[3] Docentes da Universidade Potiguar – UnP, campus Mossoró;
[4] Orientador do trabalho, docente da Universidade Potiguar – UnP, campus Mossoró.
[5] Autora e apresentadora do trabalho, acadêmica do curso de Fisioterapia, da Universidade Potiguar – UnP, campus Mossoró, lainycamara@hotmail.com;
[6] Acadêmicas do curso de Enfermagem, da Universidade Potiguar – UnP, campus Mossoró;
[7] Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;
[8] Docente da Universidade Potiguar – UnP, campus Mossoró;
[9] Orientador do trabalho, docente da Universidade Potiguar – UnP, campus Mossoró.

3)   XXVI Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Período: de 06 a 11/09/2011. Recife – PE.

A GESTÃO SOCIAL APLICADA A COLETA SELETIVA IMPLANTADA NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN SOB O ENFOQUE DA SUSTENTABILIDADE.

Autores: Everkley Magno Freire Tavares e Samuel Ciro Freire Costa

 

A acadêmica Gislainy Luciana, do Curso de Fisioterapia da UnP, relatou sua experiência no Simpósio Paraibano de Anatomia: “Através do projeto de pesquisa¨Utilizar o body paint, body projetion, pear to pear como método de ensino nas aulas práticas de Morfologia humana¨, coordenado pelo professor Caio Cesar, onde sou bolsista, surgiu a  oportunidade de produzir trabalhos científicos. Dentre eles, a “Análise preliminar do índice de aprendizagem de estudantes da saúde através da utilização de metodologias ativas nas aulas práticas de morfologia humana da Universidade Potiguar – campus Mossoró”.

Através deste trabalho, demonstra-se que na busca de facilitar a formação de sujeitos com visão ampliada de saúde, faz-se necessário a introdução de novas formas de organizar e produzir o conhecimento.

A partir dessa perspectiva, foram avaliados os resultados da eficácia de metodologias de ensino como o body paint, body projetion, pear to pear, estudos de caso, simulações e projetos interdisciplinares, com o objetivo de avaliar o grau de aprendizagem/satisfação dos alunos da área da saúde com a utilização de metodologias ativas nas aulas práticas de morfologia humana.

Realizaram-se pesquisas (quantitativa e qualitativa), através de entrevistas com 90 alunos da área da saúde de uma IES. Os resultados preliminares do estudo mostraram uma boa avaliação dos alunos, mostrando que elas possibilitam ampliar a capacidade de compreender a realidade, favorecendo o aprendizado mais ativo.

Para trazer mais credibilidade ao nosso estudo, o inscrevemos no I Simpósio Paraibano de Anatomia, onde segundo dados da comissão organizadora do evento, houve mais de 200 trabalhos escritos, tendo o nosso trabalho sido premiado como 3º lugar, na categoria tema livre Pôster, ficando a frente de trabalhos de outras instituições públicas e privadas de outros estados.