Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

10 de julho de 2015 17:51

Conheça o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Potiguar

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos de acordo com a Resolução 466/12, a Universidade Potiguar possui o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Potiguar (CEP/UnP). Um órgão colegiado interdisciplinar e independente vinculado a Pró-Reitoria Acadêmica, credenciado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde, e que possui caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade.

Compete ao CEP/UnP analisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos e material de origem humana, inclusive os multicêntricos. É CEP também possui responsabilidade primária pelas decisões sobre os aspectos éticos, científicos e metodológicos, compreendendo a pertinência e o alcance sócio-científico da pesquisa a ser desenvolvida na Instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes das pesquisas.

É importante ressaltar a responsabilidade do Pesquisador Orientador pela elaboração do protocolo de pesquisa para submissão à análise do Comitê de Ética em Pesquisa incluindo dúvidas a serem consultadas no CEP. Todas as informações a respeito dos documentos constam na página da Universidade Potiguar com orientações e seus respectivos formulários. O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos é Coordenado pela Professora Doutora Maria das Dores Melo.