Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

6 de setembro de 2017 11:43

Consult Gourmet oferece diagnóstico gratuito para 26 empresas de Natal

Projeto realizado através do Curso de Gastronomia e com parceria da Abrasel chega ao seu segundo ano

Vinte e seis empresas da área de Gastronomia em Natal, receberão consultoria gratuita durante o segundo semestre de 2017 através do projeto Consult Gourmet. A iniciativa é realizada há dois anos pelo Centro de Excelência em Empreendedorismo – Empreende da Universidade Potiguar e aproxima alunos e professores do Curso de Gastronomia com empresas filiadas à Associação Brasileira de Restaurantes (Abrasel), parceira do programa.

O Consult Gourmet consiste em oferecer um diagnóstico e sugestão de melhorias para os empresários do ramo de alimentação, resultado de trabalhos dos alunos concluintes que estão cursando a disciplina Estudos Integrados em Gastronomia. Os acadêmicos são distribuídos em equipes com aproximadamente seis integrantes na qual há um líder que faz o elo entre a empresa, a equipe e a coordenação do projeto na UnP. Em 2017.2, aproximadamente 150 estudantes estão participando da atividade.

Antes de iniciarem os encontros, os estudantes realizam uma primeira fase de cliente oculto. “Eles visitam as empresas, sem se identificarem, e observam diversos aspectos que serão levantados também para o empresário durante a consultoria”, explica a Coordenadora do Consult Gourmet, Profa. Priscilla Vanini. Após esse trabalho, os alunos foram apresentados definitivamente aos empresários durante reunião de abertura que foi realizada no dia 21 de agosto com a presença dos líderes de equipes e representantes da Abrasel. Das empresas participantes, quatro delas são da Vila de Ponta Negra e fazem parte de outro projeto do Empreende: o Integra Comunidade.

A partir disso, a consultoria é iniciada e consta de quatro etapas. A primeira é o diagnóstico no qual os alunos fazem uma checagem de três dimensões: manipulação segura, qualidade do produto e serviços) além de gerarem as oportunidades de melhorias. O segundo passo é o feedback para o empresário com a tomada de decisões.

Depois, durante um mês, a terceira etapa – que é a aplicação da consultoria propriamente dita – é realizada, colocando em prática as sugestões. Por fim, uma última reunião é realizada para encerramento, momento no qual é entregue o que foi feito e eles recebem um retorno dos empresários.

Ao final do semestre, os trabalhos dos alunos ainda passarão por uma banca de consultores para avaliação. Baseados nos resultados, o grupo selecionará a melhor equipe que receberá menção honrosa da Universidade Potiguar.