Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

7 de novembro de 2018 21:52

Crime e corrupção são abordados em palestra no Congresso Científico

Alunos lotaram sala para acompanhar palestra com senador eleito Styvenson Valentim sobre corrupção

Ao longo do XX Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Natal serão oferecidos diversos minicursos, oficinas, palestras, além de vários concursos para diversas áreas.  Durante a programação do dia 7 de novembro foi realizada a palestra “Prevenção e Combate ao Crime e a Corrupção”, com senador eleito Styvenson Valentim.

Promovida pelo Grupo de Pesquisa em Ciências Criminais (GPCrim), a palestra tem como objetivo gerar um debate em torno da corrupção, como ela acontece e como outros crimes se correlacionam a ela. Além de desmitificar o conceito de que a corrupção é só um crime, mas sim, um fenômeno.

Durante o encontro, Styvenson ressaltou sobre a importância da transparência e da fiscalização constante com serviço público, além de frisar que o combate a corrupção deve ser um compromisso de todos. “O que mais se busca hoje na sociedade é a paralisação desse fenômeno que tira bilhões de reais dos cofres públicos. Quando a população começar a ter consciência da fiscalização pública, aí sim, nós vamos dar início a uma evolução sobre esse tema”, afirma.

Para o Prof. Fillipe Azevedo, diante do recente cenário político, o tema não poderia ser outro. “O Congresso Nacional teve uma renovação muito grande, e boa parte dos parlamentares foram eleitos com o discurso de combater a corrupção. Esse é um muito propício para falar desse assunto”, explica.

A palestra teve uma abordagem acadêmica, fazendo relação com o Direito, Economia e Psicologia, o que contribuiu diretamente na construção de novos saberes dos estudantes.