Acessibilidade
5 de novembro de 2015 11:04

Cristovam Buarque defende mudança social através da educação

Durante a conferência de encerramento do VXII Congresso Científico da UnP, Professor defendeu a mudança através da educação para todos e que deve ser iniciada agora.

Após três dias de intensas atividades acadêmicas, o encerramento das atividades do XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão contou com uma presença especial. A Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, trouxe a Natal o Professor Doutor Cristovam Buarque, atual Senador da República, que tem a Educação como centro de sua ação política. Na ocasião, o Professor que falou para docentes, alunos e público em geral presentes na conferência de encerramento do evento, abordando o tema “Tecnologia e Educação: a construção do futuro“.

Na abertura da conferência, a Reitora da UnP, Professora Sâmela Gomes, enumerou dados que comprovam o sucesso do Congresso, comemorou e parabenizou os envolvidos. Foram 6 mil inscritos, 83 palestras, 52 oficinas e um total de 536 atividades realizadas durante o evento. De acordo com a Reitora, “são números que expressam a grandeza do evento, que se consolida e cresce ano a ano, enriquecendo o calendário acadêmico”. Em seu discurso, a Professora Sâmela enalteceu a importância de eventos acadêmicos como o Congresso Científico da UnP, pois são ambientes de aprendizado e de oportunidade para debates sobre a educação e seus caminhos.

Dando início à palestra, Cristovam Buarque afirmou que a ciência e a tecnologia são a base para construir o que há de bom ou o que há de ruim, e nossa ética é que vai direcionar o que devemos construir. Para o palestrante, “é através da ciência e da tecnologia que a educação de qualidade é possível, e como resultado dessa soma podemos começar a construir um mundo melhor, deixando de lado o que é melhor pensado individualmente, e pensar no plural, no público”.

Durante quase duas horas de apresentação, o Professor conquistou o público com suas experiências enquanto educador e ideais de uma educação melhor para o país. Cristovam Buarque alerta que o Brasil precisa melhorar a educação que oferece para as crianças, e em sua fala pediu para os presentes refletirem sobre a realidade do país “No Brasil, os pais procuram um bom professor para ensinar seus filhos, para que os filhos, por sua vez, sejam médicos ou advogados. Todo pai quer um bom professor para seu filho, mas nenhum pai quer que o filho seja um bom professor para os outros. Por quê? Porque o professor ganha pouco. Se isso acontece é porque a educação não é prioridade no Brasil. No dia em que a mentalidade do país for a da educação, o professor vai ser o profissional mais bem remunerado do mercado”, defendeu.

A mensagem principal de Cristovam Buarque é a mudança através da educação, a mudança que deve ser para todos, e que deve ser iniciada agora. O educador acredita que um país não é rico pelo que possui, mas pelo que produz, por isso as crianças devem receber educação adequada, para que sejam os futuros cientistas, inventores e produtores das ferramentas e conhecimentos necessários para o desenvolvimento social do Brasil.