Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

6 de outubro de 2017 17:36

Cuidados paliativos são tema de evento dentro do XIX Congresso Científico

Simpósio abordou tema que envolve atividade multiprofissional para conforto de pacientes terminais

Dentro da programação da Escola da Saúde para o XIX Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Natal, foi realizado o “I Simpósio de Cuidados Paliativos”. O evento, realizado graças a uma parceria entre a Universidade Potiguar e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) reuniu alunos, professores e servidores públicos para debater os temas ligados a esse segmento da saúde que visa atender e confortar pacientes crônicos em estado terminal.

Participaram da atividade mais de 80 profissionais dos sete principais hospitais da Sesap, além de 100 inscritos da própria UnP. Os cuidados paliativos representam uma série de ações integradas voltadas para a família e o paciente, envolvendo uma atuação multiprofissional de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e até mesmo profissionais de Educação Física.

Durante o simpósio, foi apresentando o Manual de Cuidados Paliativos produzido pelo Governo do Estado. O documento visa orientar paliativistas e profissionais envolvidos no processo com informações técnicas e procedimentos para atendimento aos pacientes que entram no estado de cuidados paliativos.

“Antigamente, quando um paciente chegava a um estado onde não havia mais tratamento, ele costumava ser isolado em uma área do hospital ou mandado para casa, para que a família esperasse o fim. Os cuidados paliativos visam oferecer conforto clínico, emocional, social e espiritual para o paciente e sua família”, explica o Coordenador de Cuidados Paliativos da Sesap, Rodrigo Furtado. O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Cabral.

A programação do evento também contou com o lançamento do livro do Prof. Dr. Levi Jales: “Fibromialgia: abordagem Acadêmica e multiprofissional”. O autor sorteou um exemplar para um dos estudantes. O evento foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro, no auditório da Unidade Salgado Filho.