Acessibilidade
6 de junho de 2011 10:06

Curso da UnP capacitará profissionais da Construção Civil gratuitamente

Pensando nas necessidades de mão-de-obra que a copa de 2014 trará para Natal a Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e a Direção da Escola de Engenharias e Ciências Exatas da UnP criou o programa Qualifq, voltado para a qualificação de profissionais da Construção Civil do RN.  

O programa é direcionado para formação gratuita de profissionais no setor da Construção Civil e tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e humanos na área. Serão oferecidas vagas para a capacitação de auxiliar de pedreiro, auxiliar de encanador e auxiliar de eletricista. Segundo estimativas do setor o Estado tem uma carência em torno de 80 mil operários especializados, incluindo as obras para a Copa do Mundo de 2014.
“Nossa proposta é inovadora e procura agregar conhecimento, tecnologia e parceria entre o setor da Indústria da Construção Civil e a Universidade Potiguar. Nesse sentido, estaremos promovendo a empregabilidade no setor, formando e qualificando a mão de obra existente e contribuindo efetivamente para o crescimento e desenvolvimento do Rio Grande do Norte, honrando assim com nossa missão institucional”, explicou o prof. Dr. Aarão Lyra, Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UnP.
Através de parcerias com a FECOMÉRCIO e o SINDUSCON-RN, o Qualifq tem o desafio de suprir o déficit de mão de obra especializada, o que consequentemente elevará a capacidade do mercado para a Construção Civil no Estado.
A assinatura do contrato de parceria para o projeto acontecerá dia 130/06, às 14h 30, na unidade da UnP da Nascimento de Castro. Na ocasião estarão presentes o Presidente da Fecomercio, Marcelo Fernandes de Queiroz; a Diretora da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, Catarina de Sena Matos Pinheiro e o Diretor do Curso de Engenharia Civil, Maurílio de Medeiros Lucena.