Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

30 de agosto de 2017 18:40

Curso de Ciências da Computação realiza capacitação em Investigação Forense

O projeto acontece por meio de extensão universitária e capacitará mais de 60 profissionais da área de segurança pública

Mais de 60 profissionais de segurança pública do Rio Grande do Norte, serão capacitados no decorrer de duas semanas em Investigação Forense Computacional. A ação faz parte de um projeto de extensão do Curso de Ciências da Computação da Universidade Potiguar. O projeto, com carga horária de 30h cada turma, inclui a formação de duas turmas de policiais, funcionários do Ministério Público, funcionários da Justiça Federal e Militares das Forças Armadas.

A atividade é realizada pela segunda vez dentro de uma parceria entre o Governo do Estado e o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada – e-Labora, através do programa “RN Sustentável”. O programa conta com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a promoção dos cursos às equipes de Segurança Pública. Os encontros, que estão sendo realizados na Unidade Roberto Freire, visam a capacitação do profissional para análise forense computacional devido ao número crescente dos crimes cibernéticos em toda rede mundial.

O projeto envolve o Governo do Estado do RN, Polícia Civil (por meio da Academia de Polícia Civil) e a Escola de Governo. Todos os participantes passaram por treinamento ministrado pelo Coordenador de Ciências da Computação, Prof. Jorge Ramos Figueiredo, acerca das técnicas de investigação forense em crimes informáticos, teoria e prática.

“O evento já ocorre pela segunda vez, em 2018 estaremos ampliando a oferta de cursos nesta área. Além disso, estamos estudando a possibilidade para o ano que vem da volta do curso de especialização em computação forense que formou turmas por 6 anos consecutivos”, afirma o Prof. Jorge.